UOL Notícias Tecnologia

13/01/2010 - 19h44

Microsoft e HP criam parceria em produtos para "cloud computing"

SEATTLE (Reuters) - A Microsoft e a HP anunciaram uma parceria nesta quarta-feira para integrar sua oferta de softwares e hardware para empresas que buscam colocar seus aplicativos e dados online, tendência conhecida como "cloud computing" ou "computação nas nuvens".

A maior fabricante de softwares e a maior fabricante de PCs do mundo, que já cooperam no setor há algum tempo, disseram que irão investir 250 milhões de dólares ao longo dos próximos três anos para manter e fazer o marketing do novo empreendimento.

As duas empresas esperam que a iniciativa em conjunto torne mais fácil e menos custoso para empresas comprarem e operarem servidores de sistemas, essencialmente unindo o hardware da HP e o software da Microsoft.

"A (computação em) nuvem é um ponto decisivo em como nossos clientes desenvolverão seus aplicativos de agora em diante", disse o chefe da unidade de servidores e ferramentas da Microsoft, Bob Muglia, em entrevista por telefone.

"Nós (Microsoft e HP), decidimos nos curvar e nos comprometer com a criação de uma nova arquitetura de última geração", disse Muglia.

A "computação nas nuvens" --a prática de armazenar informações e operar programas de computador em centrais de dados remotas que podem ser acessadas pela "nuvem" da Internet-- é há tempos a grande aposta para revolucionar a computação corporativa, mas sua aplicação pelas empresas tem sido gradual.

(Por Bill Rigby)

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host