UOL Notícias Tecnologia

22/01/2010 - 10h51

Receita da AMD supera previsões no 4o trimestre

Por Ian Sherr

SAN FRANCISCO, Estados Unidos, 22 de janeiro (Reuters) - A Advanced Micro Devices reportou receita superior à esperada apoiada em fortes gastos dos consumidores durante a temporada de compras de fim de ano.

Os resultados estelares da Intel, o referencial do setor, na semana passada, tinham reforçado as expectativas de uma recuperação na demanda por chips, o que já vinha elevando as ações das fabricantes de semicondutores nos últimos meses.

As ações da AMD, que havia registrado 12 trimestres consecutivos de prejuízos até o quarto trimestre, caíram 4,2 por cento na quinta-feira, enquanto investidores realizaram lucros depois de uma alta de mais de 75 por cento nos três últimos meses.

Alguns analistas apontaram também para a incerteza sobre a participação acionária da empresa em uma fabricante terceirizada de chips.

No ano passado, a AMD promoveu a cisão de sua divisão GlobalFoundries de fabricação de chips, na prática se dividindo entre uma fabricante terceirizada de chips e um companhia de microprocessadores. Esta última expandiu suas atividades, posteriormente, para a criação de chips baseados em projetos da ARM Holdings, do Reino Unido.

A AMD anunciou que a partir do balancete do próximo trimestre, seus resultados não serão apresentados de forma consolidada com os da GlobalFoundries.

A endividada GlobalFoundries se tornou um fardo nas contas da AMD, enquanto a separação é concluída. Nesse meio tempo, investidores e analistas lutam para compreender os relatórios financeiros da empresa.

"Temos uma forte maioria de pessoas querendo saber qual é o poder de faturamento real, aqui, ,disse Doug Freedman, analista da Broadpoint Amtech. "Continua a existir muita confusão sobre o poder de faturamento da empresa, porque os resultados continuam consolidados."

Patrick Wang, analista da Wedbush Morgan, concordou, acrescentando que embora a separação de resultados seja boa nova, seu efeito já foi computado nas ações e não deve impedir que os investidores realizem lucros.

"Devido ao sentimento dos investidores e às tendências de operação de semicondutores na temporada, as boas notícias não são recompensadas", disse.

A AMD informou lucro líquido de 1,2 bilhão de dólares, ou 1,52 dólar por ação, para o quarto trimestre encerrado em 26 de dezembro, revertendo prejuízo de 418 milhões de dólares sofrido um ano antes.

Mas o resultado líquido da companhia foi impulsionado por pagamento de acordo judicial de 1,2 bilhão de dólares feito pela Intel à empresa.

A receita subiu para 1,65 bilhão de dólares ante uma expectativa de Wall Street de quase 1,5 bilhão, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host