UOL Notícias Tecnologia

06/02/2010 - 16h01

Facebook retira anúncios da Microsoft de seu site

SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - O Facebook está tomando o controle total da exibição de anúncios no maior site de relacionamento do mundo, encurtando um acordo de exclusividade que permitia à Microsoft administrar parte desse negócio.

Contudo, a Microsoft -- provedora exclusiva de buscas no Facebook -- continuará a vender anúncios em pesquisas em texto no site com a ampliação da parceria para além de 2011, quando o acerto venceria. Uma porta-voz do Facebook preferiu não falar sobre a duração do novo acordo.

A Microsoft afirmou também que integrará mais seu mecanismo de busca Bing no Facebook enquanto expande seu alcance para além dos Estados Unidos.

O Facebook, que possui cerca de 400 milhões de usuários, disse que a exibição própria de anúncios apresenta aspectos interativos e pode mirar membros do site com base em sua informação pessoal. Com isso, na avaliação do Facebook, os anúncios administrados pela rede pessoal são melhor dirigidos ao público do que os banners padronizados da Microsoft.

"Os formatos de propaganda que apresentam ações sociais se saem melhor e oferecem uma experiência mais eficaz ao usuário uma vez que eles são mais consistentes com o aparência e o espírito do Facebook", afirmou a empresa em comunicado. "Essa combinação de objetivo e relevância social é o condutor primário por trás da mudança na estratégia."

A novidade vem a medida em que o Facebook aumenta o foco no desempenho da empresa. Em setembro, a rede social anunciou que conseguiu fluxo de caixa livre positivo, o que significa que a empresa faz dinheiro o bastante para cobrir os custos, antes do previsto.

A Microsoft investiu 240 milhões de dólares no Facebook para ter uma fatia de 1,6 por cento da empresa em outubro de 2007.

Na quinta-feira, o Facebook anunciou que esperava alcançar os 400 milhões de usuários ativos do site em uma semana, o que representa um ganho de 50 milhões de usuários desde dezembro.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host