UOL Notícias Tecnologia

17/02/2010 - 18h59

Operadoras buscam redes com capacidade para tráfego de dados

Por Tarmo Virki e Nicola Leske

BARCELONA (Reuters) - Seja congestionamento de rede, crise de capacidade ou sobrecarga de dados --as reclamações levantadas na feira Mobile World Congress em Barcelona esta semana foram sempre sobre formas de lidar com a explosão no tráfego de dados sem perder rentabilidade para as operadoras de telefonia móvel.

O gerenciamento de tráfego de dados se tornou prioridade para a indústria de telecomunicações com o boom da Internet móvel, mas a receita das operadoras com dados ainda cresce, na melhor das hipóteses, a um passo muito lento.

A empresa de pesquisas Informa prevê um crescimento de 50 por cento no tráfego de dados em 2010, por conta da popularidade de aparelhos como o iPhone da Apple e netbooks. Na receita de serviços, no entanto, a Informa espera uma alta de apenas 13 por cento.

Isso aumentou a pressão sobre as operadoras para encontrar novas formas de se utilizar redes de telefonia fixa para diminuir as tensões.

"Descarregar é crucial para nós", disse à Reuters o chefe do setor móvel global da operadora Orange, da France Telecom, Olaf Swantee.

"Para lidar com o problema dos smartphones, (as operadoras) estão investindo de novo", disse o presidente-executivo da fabricante de equipamentos de rede Nokia Siemens, Rajeev Suri, acrescentando que ainda não se sabe se isso significa mais gastos ou uma substituição de investimentos.

Por outro lado, analistas afirmam que as vendas de operadoras em mercados maduros não crescem suficientemente rápido para justificar grandes investimentos, o que pode significar um aumento na demanda por outras tecnologias, como Wi-Fi.

"O maior problema é que todo mundo espera todo esse volume de dados, mas ninguém quer pagar a mais por isso", disse o vice-presidente de tecnologia da Belair Networks, que oferece serviços de Wi-Fi, Stephen Rayment.

"Operadoras começaram a oferecer pacotes de dados infinitos e agora sofrem com isso", afirmou.

(Reportagem adicional de Kate Holton)

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host