Por Sinead Carew
NOVA YORK (Reuters) - A operadora norte-americana Sprint Nextel lançou uma promoção de 50 por cento de desconto para o smartphone Pixi, da Palm, no mesmo dia que a fabricante de aparelhos anunciou um corte na sua meta de receita, elevando preocupações sobre a lucratividade da empresa.
As ações da Palm recuavam cerca de 6 por cento perto do fechamento do pregão em Nova York nesta sexta-feira, após terem despencado 19 por cento na sessão anterior, quando a empresa publicou seu alerta sobre as receitas para o atual trimestre e o ano como um todo.
A Sprint, parceira mais próxima da Palm entre as operadoras dos Estados Unidos, começou na quinta-feira a vender o Pixi por 49,99 dólares. Já a rede varejista Walmart tem uma promoção em que o aparelho sai de graça junto com a assinatura de um contrato de serviços com umas de suas parceiras.
A Verizon Wireless, principal concorrente da Sprint, já oferece descontos de 20 por cento no aparelho Pixi, um mês depois de começar a vender o aparelho.
Não é comum operadoras de celular oferecerem descontos logo depois do lançamento de um aparelho.
"Inevitavelmente, isso irá prejudicar os resultados da Palm", disse o analista Lawrence Harris, da CL King.
O Pixi, segundo aparelho lançado pela Palm com seu próprio sistema operacional, chegou às prateleiras da Sprint em 15 de novembro. A operadora também conta com o Pre, outro smartphone da Palm, que teve vendas decepcionantes após uma reação inicial positiva pela indústria na época de seu lançamento, em janeiro de 2009.