UOL Notícias Tecnologia

22/04/2010 - 10h48

Brasil é o país que mais pede remoção da dados do Google

SAN FRANCISCO (Reuters) - O Brasil está no topo da lista de países que pedem ao Google a remoção de conteúdo de seus serviços, segundo uma nova ferramenta da companhia de busca online --ressaltando que as estatísticas da China são secretas.

A companhia disse que está oferecendo o sumário de pedidos com o intuito de esclarecer como e quando os dados são removidos, mas os pedidos feitos pelo governo chinês, onde o Google encerrou sua censura para buscas locais, representam um dado secreto que a empresa não irá revelar.

As discordâncias com a China chamaram a atenção para a censura na Internet. O Google anunciou esta ferramenta na terça-feira.

No segundo semestre de 2009, o Brasil fez 3.663 pedidos de dados e 291 pedidos de remoção, em grande parte motivados por alegação de falsidades e difamações na rede social Orkut, segundo o Google.

A Alemanha, que tem um alto número de pedidos de remoções relacionadas ao nazismo e negação do holocausto, está em segundo lugar na lista, seguida pela Índia, onde o Orkut também é popular, e pelos Estados Unidos.

O Google concordou com entre 77,5 e 94,1 por cento dos pedidos feitos por esses quatro países no período.

(Reportagem de Peter Henderson)

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host