UOL Notícias Tecnologia

02/09/2010 - 15h43 / Atualizada 02/09/2010 - 15h43

HP adquire a 3PAR por US$2,4 bilhões, Dell desiste de disputa

Por Ritsuko Ando

NOVA YORK, 2 de setembro (Reuters) - A HP venceu a guerra de ofertas para comprar a empresa de armazenamento de dados 3PAR por 2,4 bilhões de dólares, depois que a concorrente Dell se retirou a disputa nesta quinta-feira.

A HP elevou a proposta de 30 dólares para 33 dólares por ação, superando a última oferta de 32 dólares feita pela Dell e encerrando o que quase chegou a ser um leilão de ofertas, atingindo níveis considerados muito altos por analistas.

As ações da 3PAR subiam 2,3 por cento, para 32,83 dólares. Durante a maior parte do ano os papéis foram negociados ao redor de 10 dólares, até a Dell anunciar em agosto sua proposta de 18 dólares por ação.

O acordo avalia a 3PAR em mais de oito vezes sua receita, o que, segundo muitos analistas, é elevado demais para uma empresa que mal registrava lucro desde que foi fundada em 1999. Múltiplos acima de cinco são considerados dispendiosos nos negócios de tecnologia.

Entretanto, outros avaliam que a 3PAR vale o preço pago. A empresa é especialista em produtos de armazenagem de dados, um elemento fundamental para a chamada "computação em nuvem" --tecnologia cada vez mais popular que permite aos usuários armazenar dados e software na Internet.

Tal tecnologia é vista como cada vez mais importante, considerando que emails, vídeos online e transações eletrônicas congestionam os centros de dados das companhias.

(Reportagem de Ritsuko Ando)

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host