UOL Notícias Tecnologia

11/02/2011 - 16h03 / Atualizada 11/02/2011 - 21h04

Smartphones congestionam redes de dados para celulares, diz UIT

  • AP

Por Robert Evans

GENEBRA (Reuters) - Os smartphones estão provocando um sério congestionamento nas redes mundiais de dados para aparelhos móveis e os governos precisam agir rapidamente para garantir o crescimento da banda larga sem fio, afirmou o chefe da União Internacional de Telecomunicações (UIT), nesta sexta-feira.

Aparelhos como o iPhone da Apple consomem cinco vezes mais dados que celulares tradicionais, reduzindo a capacidade da banda de atender os usuários em muitos locais, disse o secretário-geral da UIT, Hamadoun Toure.

Embora operadoras tenham investido bilhões para modernizar e ampliar a capacidade, assim como a performance das redes, há congestionamentos de dados em Nova York, Londres, San Francisco e outros locais.

"Ainda vemos usuários frustrados por terem que enfrentar problemas sérios com indisponibilidade das redes", afirmou Toure em um comunicado, reinvindicando maior planejamento nacional.

O número de smartphones em uso mundialmente deve chegar a 2 bilhões em 2015, sendo que hoje já operam 500 milhões deles, de acordo com a UIT, agência norte-americana sediada em Genebra.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou planos de expandir a Internet sem fio de alta velocidade para 98 por cento dos norte-americanos e liberar mais espaço nos espectros das redes sem fio durante a próxima década.

Segundo dados do UIT, somente 98 países têm planos para a questão da banda larga, embora 90 por cento do mundo já tenha algum tipo de sinal para aparelhos móveis,

Por enquanto, as operadoras estão lidando com o problema penalizando usuários que consomem muita banda, entre outras medidas, afirmou o UIT.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host