UOL Notícias Tecnologia

07/06/2011 - 16h00 / Atualizada 07/06/2011 - 16h00

Nintendo revela novo videogame WiiU, que será lançado em 2012

LOS ANGELES (Reuters) - A Nintendo revelou um novo videogame batizado de WiiU que emprega gráficos de alta definição e possui uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas em seu controle.

O WiiU é sucessor do Wii, que foi um sucesso de vendas.

O lançamento desta terça-feira pressiona concorrentes como a Microsoft e a Sony a desenvolver novos videogames e pode movimentar a indústria, avaliada em 65 bilhões de dólares no mundo todo e maior em tamanho que Hollywood.

O novo aparelho será lançado entre abril e dezembro de 2012, afirmou a empresa a jornalistas em Los Angeles sem afirmar quanto ele irá custar.

A Nintendo, uma vez líder em vendas de hardware, tem o maior market share no setor. No entanto, a companhia está se esforçando para conquistar clientes da Microsoft e da Sony após o lançamento desapontador de seu videogame portátil 3DS.

O novo videogame é o primeiro da Nintendo a suportar gráficos em alta definição. Seu controle tem uma tela que funciona como um painel secundário, mostrando as mesmas imagens exibidas na televisão. A tela menor pode dar aos jogadores informações adicionadas, o que dá a eles vantagem em relação aos competidores que usam outros controles.

O controle do WiiU também pode ser usado para fazer chamadas de voz e rodar antigos jogos da Nintendo. Ele tem recursos de sensor de movimentos e opera em conjunto com os controles já existentes do Wii, afirmou a empresa.

O aparelho pode ser atraente para jogadores tradicionais que podem usá-lo para jogos de tiro em primeira pessoa, área na qual a Nintendo perdeu espaço para as rivais.

O WiiU é o primeiro novo videogame para ser usado em casa lançado em cinco anos.

A Sony começou a vender seu PlayStation 3 em novembro de 2006 enquanto o console Xbox 360, da Microsoft, foi lançado em novembro de 2005. Ambos tiveram ótimas vendas, e nenhuma das fabricantes revelou planos imediatos de revelar novos aparelhos para serem usados em casa.

(Reportagem de Liana B. Baker e Isabel Reynolds)

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host