UOL Notícias Tecnologia

31/08/2011 - 12h53 / Atualizada 31/08/2011 - 19h12

Sony entra no mercado de tablets com dois modelos que tentam se diferenciar do iPad

A Sony apresentou nesta quarta-feira (31), antes da abertura da feira de eletrônicos de consumo IFA 2011, em Berlim, um computador tablet que funciona como controle remoto universal e outro modelo dobrável na expectativa de se diferenciar de uma série de concorrentes que já disputam o mercado.

A companhia japonesa lançou o modelo S, que possui recursos de controle remoto universal para rádios, decodificadores de TV a cabo e televisores de várias marcas. O aparelho tem um design curvo que se assemelha a uma revista virada para tornar mais simples o uso com uma mão, afirma a companhia. O tablet S da Sony tem tela de 9,4 polegadas e conexão Wi-Fi. O modelo com 16 GB custará US$ 499 nos Estados Unidos e a versão de 32 GB será vendida por US$ 599, mesmo preço do iPad, da Apple.

O segundo modelo lançado pela companhia, chamado P, tem 4 GB de memória e é equipado com duas telas de 5,5 polegadas que se dobram quando o usuário fecha o aparelho. O modelo também possui conexão de rede celular 4G. A Sony afirmou que o aparelho começará a ser vendido até o final do ano, mas a empresa não divulgou valores, pois o modelo será distribuído exclusivamente pela operadora norte-americana AT&T.

Os tablets da Sony vêm com serviço gratuito de downloads de filmes e vídeos e versão de teste de serviço de músicas. Segundo a companhia, os aparelhos também podem ser usados para jogos do PlayStation original.

A companhia afirmou em janeiro que se tornaria a segunda maior fabricante de tablets do mundo, atrás da Apple, até 2012. Mas pelo menos um especialista que testou o modelo S não tem tanta certeza disso. "Eu não acho que ele tem a mesma sensação, design e qualidade de montagem que o iPad 2 e o Galaxy Tab têm agora", disse Tim Stevens, editor-chefe do blog Engadget. "Eu honestamente não acho que este será o tablet que realmente catapulte a Sony na liderança da plataforma Android, que é onde precisa estar se quiser ser número 2 do mercado", acrescentou.

Os tablets da Sony executam o sistema operacional Android, do Google, assim como o Galaxy Tab, da Samsung, e muitos outros modelos de empresas como Acer, Asustek e Motorola.

As vendas mundiais de tablets devem mais que triplicar este ano, para 60 milhões de unidades, segundo a empresa de pesquisa IHS iSuppli. Para 2015, a expectativa é de vendas de 275,3 milhões de unidades.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host