UOL Notícias Tecnologia

05/10/2011 - 16h36 / Atualizada 05/10/2011 - 19h08

Wikipedia fecha site italiano em protesto contra lei

Reuters

Por Catherine Hornby

ROMA (Reuters) - A Wikipedia desativou seu site italiano em protesto contra uma lei de privacidade elaborada pelo governo de Silvio Berlusconi que deve impor novas restrições a jornais e páginas da Internet, além de coibir a publicação de escutas telefônicas da polícia.

A enciclopédia online alertou que pode fechar sua página www.wikipedia.it permanentemente por causa do disposto na lei, que obriga websites a corrigir conteúdos considerados prejudiciais à imagem de uma pessoa dentro de 48 horas a partir do recebimento de uma queixa, sem direito a recurso.

A atitude da Wikipedia coincidiu com manifestações planejadas no centro de Roma nesta quarta-feira contra a lei, no momento em que o Parlamento italiano se reuniu para discutir uma emenda que refrearia o direito de jornais italianos de publicar escutas telefônicas da polícia durante investigações preliminares.

Manifestantes se reuniram perto do Parlamento com a boca colada por fita adesiva.

"Os próprios pilares em que a Wikipedia tem sido construída --neutralidade, liberdade e verificabilidade de seus conteúdos-- tendem a ser fortemente comprometidos", disse uma carta publicada pelos "Usuários da Wikipédia" em seu site --que foi bloqueado para pesquisas.

"A obrigação de publicar no nosso site a correção... sem sequer o direito de discutir e verificar a reclamação é uma restrição inaceitável da liberdade e independência da Wikipedia," disse o site.

O primeiro-ministro Berlusconi, que começou a tentar endurecer as leis de privacidade logo após sua chegada ao poder para um terceiro mandato em 2008, diz que as restrições à mídia e websites são necessárias para garantir os direitos de cidadãos privados.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host