UOL Notícias Tecnologia

06/12/2011 - 10h37

Comissao Europeia investiga se Apple e cinco editoras de e-book formaram truste

BRUXELAS, 6 de dezembro (Reuters) - A Comissão Europeia (CE) está investigando se as unidades de e-book da Lagardère, Pearson, News Corp e outras duas companhias se uniram à Apple para bloquear concorrentes.

A CE decidiu abrir uma investigação depois de buscas nas companhias em março deste ano. Reguladores dos EUA e da Europa também estão analisando os negócios entre editoras e varejistas do setor.

"A Comissão investigará em particular se essas editoras e a Apple fizeram acordos ou adotaram práticas ilegais que poderiam ter o objetivo ou o efeito de restringir a concorrência na União Europeia ou no Espaço Econômico Europeu", afirmou o executivo da UE em comunicado.

"A Comissão também está investigando o caráter e os termos dos acordos feitos pelas cinco companhias citadas e varejistas para a venda de e-books", acrescentou.

A CE identificou as editores como Hachette Livre (da Lagardère), Harper Collins (News Corp), Penguin (Pearson), Verlagsgruppe Georg von Holzbrinck (dona da Macmillan na Alemanha) e Simon & Schuster, da CBS .

(Por Foo Yun Chee)

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host