UOL Notícias Tecnologia

10/04/2012 - 08h03 / Atualizada 10/04/2012 - 09h54

Android supera Apple no mercado chinês de smartphones, diz pesquisa

Melanie Lee
Em Xangai

O sistema operacional Android, do Google, foi a plataforma de smartphones mais vendida na China no ano passado, aumentando sua participação no maior mercado de telefonia móvel do mundo em cerca de 35 por cento, informou em relatório uma empresa chinesa de pesquisa do setor de tecnologia.

Ao final de 2011, o Android tinha 68,4 por cento do mercado de sistemas operacionais para smartphones em número de aparelhos vendidos, alta frente aos 33,6 por cento no fim do primeiro trimestre do ano passado, disse a Analysys International nesta segunda-feira.

A maior dominância do Android na China acontece em detrimento da fabricante finlandesa Nokia, cujo sistema operacional Symbian viu sua participação de mercado cair em mais da metade, para 18,7 por cento, no ano passado.

A Apple, cujos iPhones têm visto forte demanda em cidades chinesas mais ricas, teve crescimento modesto em 2011, com a fatia de mercado de seu sistema operacional iOS passando de 4,1 por cento no primeiro trimestre para 5,7 por cento ao fim do quarto trimestre.

A Apple disse que a China, que tem 988 milhões de assinantes de telefonia móvel, permanece como um importante mercado de crescimento para a empresa.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host