UOL Notícias Tecnologia

09/06/2005 - 17h15

Robô humanóide é destaque em exposição no Japão

Da Redação
Robôs para todas as funções são um dos destaques da Expo 2005, que acontece até setembro, em Aichi, Japão. A feira internacional, com pavilhões de países do mundo todo, prossegue até 25 de setembro.

EFE
EFE
Robô Repliee (esq.)
O objetivo da feira é dar um panorama sobre o que há no mundo em algumas áreas. Entre elas, uma das que mais chamam a atenção dos visitantes é a de robôs, área em que os avanços japoneses são impressionantes.

Nesta quinta-feira (9/6), começou uma exposição de 11 dias com 60 protótipos de robôs do país.

Há robôs que dançam, tocam bumbo, jogam golfe, correm e realizam cirurgias. Outros impressionam não por suas habilidades, mas por sua semelhança com os humanos. É o caso da (ou seria "do"?) andróide Actroid Repliee Q1, desenvolvida pela Universidade de Osaka.

Q1 é revestida com um silicone especial que tenta reproduzir a pele humana. Sensores nessa "pele" ativam mecanismos a ar, o que permite a ela mover braços, tronco e a cabeça com suavidade. A andróide também é capaz de conversar com humanos -dentro de um certo limite, é claro. A intenção dos pesquisadores é criar robôs que possam interagir naturalmente com as pessoas, sem que elas tenham uma reação ruim por falar com máquinas.


Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host