UOL Notícias Tecnologia

04/08/2005 - 20h25

Grupo finaliza relatório sobre laptop popular

O grupo interministerial criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho para avaliar o laptop de 100 dólares, apresenta o relatório sobre o projeto na semana que vem.

O projeto prevê o fornecimento de computadores portáteis de baixo custo para alunos da rede pública de ensino, uma espécie de caderno digital para auxiliar no aprendizado.

O grupo foi formado com representantes do Ministério das Comunicações, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Educação e Presidência da República.

De acordo com Sérgio Rosa, diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e que atua como secretário executivo do grupo, as conclusões serão apresentadas com base também na pesquisa dos técnicos brasileiros que viajaram ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) em julho.

"Quatro pesquisadores brasileiros estiveram no MIT discutindo a viabilidade do projeto no mês passado e contribuirão para o relatório. No entanto, esse documento reunirá a posição do grupo, e não conclusões", diz

Entre os pontos principais que estão sendo discutidos estão questões pedagógicas, a conectividade à internet, e a fabricação local dos equipamentos. "Uma das discussões é sobre a estratégia industrial brasileira".

Ainda de acordo com o executivo, o documento servirá como uma forma de instruir ministros e o próprio presidente Lula sobre o projeto.

O modelo de notebook proposto leva processador de 500 MegaHertz (MHz), monitor de cristal líquido (LCD) de sete polegadas e resolução de 640 por 480 pixels, disco rígido de 5 Gigabytes, quatro portas USB e sistema operacional Linux.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host