UOL Notícias Tecnologia

30/11/2005 - 20h14

Começa em Tóquio a maior feira de robótica do mundo

Da Redação
Reuters
Reuters
Por meio de sinais elétricas dos nervos do corpo, exoesqueleto auxilia pessoas com dificuldades motoras
Líder no desenvolvimento de robôs, o Japão realiza até sábado a maior feira mundial dessa tecnologia em Tóquio. A International Robot Exhibition engloba desde as máquinas já difundidas na indústria até os humanóides, que começam aos poucos a invadir nossos lares.

Os robôs continuam a ser aprimorados com o objetivo de poupar o homem, como resgate de pessoas em desastres naturais, fiscalização de locais de perigo, linha de produção da indústria pesada ou pesquisa científicas.

Mas, além da precisão e praticidade, eles ganham cada vez mais inteligência e graça. Numa época de conversão, os robôs humanóides têm aparência agradável (como cachorrinhos, Hello Kitty e outros bichinhos), são dotados de câmera e conectados à Internet (conseguem vigiar lar ou crianças, por exemplo), possuem sensores de tato, audição e visão e conseguem interagir por meio de gestos ou diálogo.

Reuters
Reuters
A antiga boneca Hello Kitty agora reconhece pessoas, fala centenas de palavras e mexe a cabeça e os braços
Alguns deles foram considerados as melhores invenções do ano pela revista norte-americana Time, na edição que foi às bancas nesta segunda-feira. São eles: Partner Ballroom Dance (robô dançarino que prevê os passos do parceiro), o ApriAlpha (consegue distingüir e seguir uma pessoa em meio à multidão), Nuvo (dança, tocar música, responder a inúmeras ordens, tira fotos e envia por e-mail e cumprimenta com aperto de mão), iCat (13 sensores lhe proporcionam inúmeras expressões faciais), HAL (por meio de corrente elétrica dos nervos do corpo, o exoesqueleto auxilia pessoas com deficiência física a fazer movimentos) e a pele artificial (plástico resistente, fino e flexível com o qual os robôs poderiam sentir pressão e temperatura).

No total, 117 empresas participam do evento (numa área de 17 mil metros quadrados), que acontece desde 1973 e deve receber cerca de 98 mil visitantes. Confira o site da feira. Ao mesmo tempo, acontece no mesmo espaço o 36º Simpósio de Robótica.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Reuters