UOL Notícias Tecnologia

09/03/2006 - 12h23

Microsoft, Intel e Samsung mostram o Origami

Marcílio Kimura

Enviado especial a Hannover
Em uma boca de dez minutos na apresentação da Intel, a Microsoft exibiu pela primeira vez o Origami, o qual só chamou de Q1 UM (ultra mobile) PC. Quase simultaneamente, na sala de conferência ao lado, a Samsung, uma das fabricantes ao lado da Asus e Founder, fez o mesmo e citou por cima o gadget.

AFP
9.mar.06/AFP
Origami tem tela sensível ao toque

Christian Morales, vice-presidente da Intel, chamou Bill Mitchell, vice para Plataformas Móveis da Microsoft, ao palco para apresentar o aparelho de 15 cm x 20 cm, 779 g e tela LCD de 7 polegadas. O equipamento mistura entretenimento e uso profissional: uma convergência de PDA, videogame, tocador MP3, player de vídeo e álbum de fotos.

Ele recebe informações por teclado e tela sensível ao toque das mãos ou de caneta digital, e a mobilidade vem de conexão Bluetooth ou WLAN. A Intel não desenvolveu nenhum processador exclusivo, e a Microsoft promete uma nova versão do sistema operacional Windows XP Tablet, que vem sendo desenvolvida há mais de um ano.

Celular multimídia

O Origami foi pano de fundo da exposição da Samsung. O presidente para telecomunicações da empresa sul-coreana, Kitae Lee, abriu sua apresentação com dois celulares. O B-600 é o primeiro com câmera de 10 megapixel, enquanto o i310 tem disco rígido de 8 GB.

Reuters
9.mar.06/Reuters
Celular da Samsung com câmera de 10 megapixels e disco rígido de 8 GB

Segundo o executivo, eles põem fim aos aparelhos com pseudo-câmeras e capacidade limitadíssima para músicas. "Quatro mil músicas satisfazem os fãs de música digital", afirmou Lee.

Com 11,2 cm x 4,8 cm x 1,9 cm e 120 g, o i310 roda em Windows Mobile 5, tem câmera de 2 megapixel e Bluetooth. Vai ser lançado na Europa no segundo semestre. Já o B600 tem zoom ótico de 3x e digital de 5x, grava vídeo em até 30 frames por segundo e pode assistir à TV por satélite. Seu lançamento acontece na Coréia do Sul, no mês que vem.

Leia mais sobre a CeBit:




Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host