UOL Notícias Tecnologia

10/03/2006 - 13h34

Europa e Ásia assistem à TV digital no laptop, no carro em movimento

Marcilio Kimura
Enviado especial a Hannover
Enquanto o Brasil e boa parte do mundo discutem padrão de TV digital, a Europa e o leste asiático já exploram vastamente a nova mídia. Como convergência é o termo do momento, dispositivos para receber sinais no PC ou em laptop estão em toda parte na CeBit, a maior feira mundial de tecnologia, em Hannover, Alemanha.
Divulgação
Divulgação
Pen drive da Pinnacle permite assistir a TV em movimento

A Animation Technologies, de Taiwan (LifeView nos EUA e na Europa), por exemplo, já transformou o receptor de sinais de TV digital (DVB-S, DVB-T), TV analógica e rádio em um cartão (pouco mais de 3 cm de largura, 1 cm de altura e 2,5 cm de comprimento) e até em um dispositivo USB (cerca de 1,5 cm x 0,7 cm x 6 cm). A série FlyTV Express M5 MST possui quatro modelos de cartões, enquanto a TV Walker tem sete modelos.

Já o aparelho da Ritek T100 aposta na mobilidade. É possível assistir à TV no notebook viajando a até 100 km/h. Para quem está no volante, é possível gravar e assistir quando quiser. A conexão é via USB 2.0. O aparelho mede em torno de 2 cm x 1 cm x 12 cm.

O mesmo fazem os pen drives da Pinnacle e da Yakumo (além de várias outras empresas), que trazem também um controle remoto para mudar de canal e outros recursos. Todos eles custam entre 40 e 140 euros (aproximadamente R$ 103 a R$ 359).

A qualidade das imagens depende obviamente do sinal. Na CeBit, por exemplo, o acesso aos canais era demorado, devido às interferências, segundo os expositores.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host