! Hackers invadem sites do PT e do PFL com ofensas a Lula - 23/08/2006 - Reuters

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
23/08/2006 - 18h18
Hackers invadem sites do PT e do PFL com ofensas a Lula

Maurício Savarese e Alberto Alerigi

SÃO PAULO (Reuters) - O site do PT foi invadido nesta quarta-feira por hackers que divulgaram mensagens contra o partido e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição e favorito para vencer a disputa já no primeiro turno.

Por volta das 13h, o endereço do partido na Internet exibia um texto de um grupo de hackers e a imagem da estrela vermelha do PT em chamas com a mensagem "chega dessa porra". Os invasores afirmaram ainda "eu voto 45", número do PSDB, do presidenciável Geraldo Alckmin.

O texto de protesto, publicado acima da estrela desfigurada, é assinado por "BI0S TEAM", sobreposto a imagens da bandeira do Brasil e da seleção nacional de futebol.

O texto de nove linhas estampado no site contém vários erros gramaticais, aparentemente intencionais.

"Alguns países sofrem com guerras, outros com atentados terroristas, alguns com terríveis terremotos, outros com tsunami, tem até uns que sofrem com furacões e tornados e nós de Brasil temos o Lula", diz o texto, que se refere ao presidente como "desgraça".

A mensagem enumera "sete pragas" do governo Lula: as CPIs dos Correios, dos Bingos, da Compra de Votos, dos Sanguessugas, o mensalão, e o que chama de crises na agricultura e na indústria metalúrgica.

"Abre o olho galera é ano de eleição chega de vender voto por dentadura ou bola de futebol, vamo vota (sic) consciente e dar um novo rumo a esse país", afirma o texto.

A assessoria de imprensa do diretório nacional do PT informou que técnicos ainda tentam identificar a porta pela qual os invasores entraram e trabalham na recuperação do sistema de notícias, severamente afetado. O partido estuda acionar a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para investigar as menções ofensivas. Às 18h o site permanecia com um aviso de "estamos em manutenção".

O grupo que reclama a autoria da ação é formado por três brasileiros de cerca de 20 anos, que invadiram também o site do PFL por volta das 16h replicando a mensagem contra Lula. Representantes do PFL não estavam disponíveis para comentar o assunto imediatamente.

Em entrevista à Reuters, feita por meio da Internet, o líder do grupo, identificado como OverKill, afirmou que a ação foi um protesto contra o PT por causa do envolvimento da legenda em escândalos como o mensalão.

O grupo afirma não ser afiliado a nenhum partido, mas admitiu simpatizar com o PSDB. OverKill afirmou que o grupo mudou páginas do PSDB em março chamando atenção do público para o voto consciente e que já promoveu ações semelhantes no site do PTB há três meses.

O integrante do BI0S afirma que para os próximos dias pretende agir no site do PSOL, partido da senadora candidata à Presidência, Heloísa Helena, para fazer "críticas construtivas".

(Colaborou Carmen Munari)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps