UOL Notícias Tecnologia

01/09/2006 - 09h37

Blu-ray e HD-DVD: as diferenças de cada formato de vídeo de alta definição

Da Redação
Trinta anos se passaram desde que o formato de vídeo VHS, dos antigos videocassetes, engoliu o Beta. Mas as disputas entre empresas do setor de eletrônicos continuam, e desta vez o personagem central da novela é o sucessor do DVD, que dá a impressão de mal ter chegado ao mercado, ao menos no Brasil.

Os dois formatos que disputam o título de sucessor do DVD são o Blu-ray e o HD-DVD. Cada um foi proposto por um grupo de empresas do setor de eletrônicos. Os discos possuem tecnologias semelhantes —eles usam, por exemplo, o mesmo laser azul com 405nm de comprimento de onda. Mas há algumas diferenças.

O Blu-ray consegue armazenar 25 GB de dados, enquanto o HD-DVD guarda 15 GB. Os atuais DVDs ficam nos 4,7 GB, e os CDs chegam até 700 MB.

Todo esse espaço a mais consegue dar aos sucessores do DVD novos horizontes em qualidade de imagem, extras e interatividade. Os atuais DVDs exibem imagens com 480 pontos na vertical, enquanto seus sucessores chegam a 1.080 pontos, a chamada alta definição. Além disso, será possível desenvolver games ou aplicativos de interatividade que acompanhem os filmes, segundo estúdios como Fox e Warner.

Outra vantagem é que será possível ver os filmes em DVD também nos players da nova geração, o que é um alívio para quem renovou sua coleção de vídeos para o formato digital há pouco tempo.

Mas, além da tecnologia, há os interesses de mercado dos grupos de empresas por trás de cada formato.

O Blu-ray é o mais aceito pela indústria. Ele foi desenvolvido por um consórcio liderado pela Sony, e que conta com o apoio de Hitachi, LG, Mitsubishi, Panasonic, Philips Samsung, Sharp e Thomson/RCA. No mundo do cinema, estúdios como Sony, Disney, Fox, Paramount e Warner já demonstraram apoio ao formato. O videogame Playstation 3 também usará o Blu-ray como mídia.

Já o HD-DVD foi criado pela Toshiba e pela LG. Mas, possui menos empresas e estúdios aliados —Paramount, Universal e também a Warner—, tem um grande nome na área de videogames e também PCs: a Microsoft. O console de jogos Xbox 360 adota o formato.

No final das contas, embora haja problemas de compatibilidade entre as duas tecnologias, é bem possível que apareçam players híbridos no mercado. A Ricoh, por exemplo, anunciou em julho ter desenvolvido um leitor óptico capaz de reconhecer discos Blu-ray e HD-DVD. O melhor negócio é esperar —para ver e para não perder dinheiro.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host