UOL Notícias Tecnologia

04/09/2006 - 09h30

Tela 3D extingue o mouse e permite interação sem toque

FRANCISCO MADUREIRA

Editor do UOL Tecnologia

Em Berlim (Alemanha)
Outra novidade que o Instituto Fraunhofer mostrou na IFA 2006, feira de eletrônicos e tecnologia que ocorre até quarta-feira (06) em Berlim, é uma interface 3D que permite cliques e interação com objetos na tela sem a necessidade de um mouse ou uma superfície sensível ao toque.

Uma interface alocada sob a tela possui duas câmeras digitais que conseguem detectar a posição exata da mão do usuário, conforme ele a aproxima da tela. Desta forma, é possível selecionar itens em um menu da TV 3D sem encostar na tela, mas apenas apenas apontando ao que deseja "clicar" e aproximando a mão da tela.

De qualquer forma, a tecnologia não substitui o controle remoto. Em uma televisão, ainda seria preciso levantar do sofá e chegar perto da tela. Mas em um computador, cujo uso normalmente é individual e exige proximidade do aparelho, a interação 3D pode levar à criação de novas interfaces de interação com o usuário.

Menus 3D e navegação
Uma das aplicações que o instituto demonstrou na feira era uma espécie de menu de DVD em três dimensões, que permitia o clique à distância em itens de uma mesa de escritório para acessar os conteúdos em vídeo.

Durante a exibição dos vídeos, os comandos de reprodução aparecem na parte inferior da tela, e também permitem o toque à distância.

Outra aplicação exibida pelo Instituto Fraunhofer, a "Explore the World", funciona de maneira semelhante —mas ainda depende de um touchscreen à parte, alocado logo abaixo da tela 3D. Enquanto a tela exibe um globo terrestre, o usuário pode interagir com o mapa no touchscreen, incluindo zoom, mudança de perspectiva e até mesmo simulação de vôos entre cidades.

O jornalista viajou a Berlim a convite da Philips

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host