UOL Notícias Tecnologia

04/09/2006 - 09h32

HD DVD aparece tímido na IFA; notebook já usa tecnologia

FRANCISCO MADUREIRA

Editor do UOL Tecnologia

Em Berlim (Alemanha)
O formato HD DVD, que disputa com o Blu-ray o título de sucessor do DVD, apareceu timidamente na IFA 2006, maior feira de eletrônicos e tecnologia da Europa, que acontece em Berlim até a próxima quarta-feira.

Presente apenas na área central do estande da Toshiba , empresa que criou o formato, o HD DVD já tem players domésticos e também já chegou aos notebooks.

O portátil Qosmio G30 é o primeiro modelo da fabricante japonesa a apostar na tecnologia. O drive lê discos HD DVD e reproduz no LCD widescreen filmes em alta definição. Além disso, ele é capaz de gravar DVDs e CDs.

Sala de estar
Já os players apresentados pela companhia ao mercado europeu são o HD-E1 e o HD-XE1, que chegam até o final do ano. Eles conseguem exibir vídeos de alta resolução, entre 720 pontos e 1.080 pontos, e são compatíveis com DVDs e CDs.

Como um dos possíveis sucessores do DVD, o formato HD DVD possui recursos como a navegação por menus simultânea a exibição do filme, funções PIP (Picture-in-Picture, que exibe janelas com vários vídeos na tela) e porta Ethernet, para conexão em rede.

O principal concorrente do HD DVD é o Blu-ray, que possui apoio da maior parte da indústria de eletrônicos e também de boa parte dos estúdios de cinema. Saiba mais sobre as diferenças e os recursos de cada formato.

O jornalista viajou a Berlim a convite da Philips

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host