! Player digital Zune, da Microsoft, chega para concorrer com iPod - 14/09/2006 - UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
14/09/2006 - 13h30
Player digital Zune, da Microsoft, chega para concorrer com iPod

Da Redação

A Microsoft desfez o mistério e mostrou oficialmente nesta quinta-feira seu player digital Zune, capaz de reproduzir áudio e vídeo. Para conseguir concorrer com a dupla iPod-iTunes, da Apple, a empresa também apresentou o serviço Zune Marketplace de venda de mídia pela Internet.

O produto chega primeiro ao mercado norte-americano, no final do ano. Ele tem 30 GB de armazenamento, tecnologia sem-fio, rádio FM embutido e uma tela de 3 polegadas que exibe vídeos, fotos e também aceita "skins" de personalização. O corpo do player terá três cores: preto, marrom ou branco.

"Com Zune, não estamos oferecendo apenas um aparelho portátil, mas apresentando uma nova plataforma que ajuda a aproximar os artistas de seu público e ajuda as pessoas a encontrarem novas músicas e desenvolver novas conexões sociais", disse J. Allard, vice-presidente da Microsoft e responsável pela nova linha de produtos.

A exibição do Zune pela Microsoft ocorre na mesma semana em que iPod e iTunes ganharam novas versões. No final de agosto, documento enviado pela Toshiba à FCC (Comissão Federal de Comunicações dos EUA) acabou revelando as funções do equipamento. No ano passado, a empresa japonesa e a Microsoft assinaram um acordo de cooperação para trabalhar juntas no desenvolvimento de novos produtos.

Player "comunitário"
Com sua conexão sem-fio Wi-Fi, o Zune leva o conceito de comunidade virtual para o mundo dos players digitais. O aparelho permite que usuários troquem fotos, músicas e playlists entre si. Mas, para conter a pirataria, o aparelho só permite que você ouça a música copiada três vezes em três dias. Caso queira permanecer com a música, é preciso adquiri-la pelo Zune Marketplace.

No mercado virtual de mídia, os internautas poderão comprar música por música ou adquirir o Zune Pass, espécie de assinatura que permite o download de canções por uma taxa mensal.

O Zune é capaz de reproduzir músicas nos formatos WMA, MP3 e AAC. Na tela, ele mostra fotos JPG e vídeos WMV e MPEG-4. Segundo a Microsoft, o espaço de 30 GB é suficiente para guardar 7.500 músicas, 2.500 fotos ou 100 horas de vídeo.

Com agências internacionais

MAIS
Veja álbum de fotos do novo Zune, da MicrosoftFotos
iPod ganha novos modelos, funções e coresFotos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps