UOL Notícias Tecnologia

07/11/2006 - 09h20

Câmeras digitais ultrafinas unem resolução e design; veja teste

Marcelo Ayres

Para o UOL Tecnologia
Mais
Confira características das câmeras digitais ultrafinas
Conheça os tipos de cartão de memória para câmeras digitais
Confira álbum com as câmeras que participaram do testeFotos
Veja mais no Guia de Produtos
Câmeras digitais compactas, finas e pequenas são a nova tendência das câmeras digitais para quem não precisa dos 14 megapixels de uma câmera profissional. Além de caberem no bolso, o design moderno e diferenciado é ponto comum nesta categoria de câmeras slim.

As pequenas já começam a receber maior capacidade de captura, com mais de 5 megapixels, e também já apresentam mais recursos de controle de imagens, além de capturarem vídeos. O UOL Tecnologia testou quatro modelos: BenQ DC X720, Fujifilm FinePix V10, Kodak V610 e Sony T10.

Fotos Confira álbum com as câmeras que participaram do teste
Veja características das câmeras digitais ultrafinas

Na hora de escolher sua câmera digital, três pontos formam o tripé de importância: resolução de captura de imagens, lentes e capacidade de armazenamento.

No item resolução, a T10 e a X720 levam vantagem, pois oferecem 7,2 megapixels, vindo logo em seguida a V610 com 6,0 megapixels e a FinePix V10, com 5,1 megapixels. O pixel é a menor unidade de uma imagem digital. A quantidade de pixels determina a qualidade final da imagem para a impressão. O CCD (Charge-Coupled Device) é o sensor que capta as imagens cada vez que você tira uma foto &madsh;no caso da T10, para se ter uma idéia, a câmera consegue capturar 7.200.000 de pixels para cada foto tirada.

A mais leve e mais fina de todas é a X720, da BenQ, com 1,4 cm de espessura e 125 gramas de peso. As mais largas são a V610, da Kodak, e a V10, da Fujifilm, ambas com 2,3 cm de profundidade. A T10 da Sony tem 1,8 cm de espessura. As mais pesadas são as câmeras da Kodak e da Sony, com 170 gramas cada uma. A máquina da Fujifilm tem 160 gramas de peso.

Já no quesito tamanho a V10, a T10 e a X720 são muito próximas, ficando entre 8 cm de largura e 6 cm de altura. Destaque para a V10, que tem a menor largura (8,2 cm) e a T10, a de menor altura (5,4 cm). A Kodak é a maior de todas, com 11 cm de largura, mas tem a mesma altura da T10. A mais alta de todas é a V10 da Fujifilm com 6,3 cm.

Lentes definem qualidade
As lentes são destaque a parte em todos os modelos. A Kodak vem com lentes Schneider e um zoom de 10x, bastante útil para fotos à distância. A Sony traz em suas câmeras as famosas lentes Carl Zeiss e, no modelo avaliado, o zoom ótptico é de 3x. A Fujifilm vem equipada com as lentes Fujinon de 3x de zoom, e a BenQ agora tem lentes Pentax, também com zoom de 3x. As lentes são muito importantes na hora de escolher uma câmera, pois não adianta ter muita resolução com lentes ruins, que impedem a melhor captura de luz.

Outro ponto positivo da V610 é um jogo de lentes duplo, um para tirar fotos e outro para capturar vídeos. As duas lentes estão colocadas juntas na câmera e, conforme o proprietário escolhe o modo de captura, a lente compatível é acionada.

Já a capacidade de armazenamento define qual vai ser sua autonomia em uma viagem mais longa ou para algum lugar onde você não possa descarregar suas imagens em um computador, por exemplo.

De todas as câmeras testadas, somente a V10 não possui memória interna, utilizando somente cartão de memória flash do tipo xD Picture Card. Apesar da máquina vir com um cartão, ele só possui 16 MB, pouco espaço para quem precisa registrar as memórias de uma viagem.

Mesmo assim, a câmera com maior memória interna é a T10, com apenas 56 MB. Em seguida, vêm a V610, com 32 MB, e a X720, com 18 MB. Os modelos da Kodak e BenQ utilizam cartões do tipo SD, e o da Sony tem entrada para cartão do tipo Memory Stick Duo. Os kits das três marcas não incluem o cartão.

Para ajudar quem treme na hora de tirar a foto, a T10 e a X720 oferecem um sistema de estabilização de imagens, que ajuda a reduzir o tremido das fotos e dos filmes.

Baterias para muitas fotos
Falando em autonomia, não podemos esquecer da bateria. Este item também é muito importante na hora de comparar os modelos. Quanto mais tempo durar a bateria, mais fotos você pode tirar.

Todas as câmeras de nosso teste utilizam baterias recarregáveis de Litium-Ion. As que acompanham os modelos X720 e V610 têm capacidade de 720mAh e permitem tirar até 140 fotos. A V10 tem capacidade um pouco maior, de 750mAh, e pode tirar até 160 fotos. O destaque é para a T10, que utiliza um novo tipo de bateria de Li-Ion chamada Stamina —mesmo de menor capacidade, 680mAh, ele permite tirar até 250 fotos. Todas estas quantidades são medidas levando-se em conta apenas o tempo de tirar as fotos, como se todas fossem tiradas em uma única seqüência.

É importante lembrar que a duração da bateria varia de acordo com a utilização da câmera como, por exemplo, quanto tempo o visor de LCD fica ligado, quantas fotos usam flash, tempo de gravação do cartão, entre outros.

Visor tamanho família
As câmaras testadas não possuem viewfinder (aquele visualizador de imagens comum nas antigas câmeras analógicas), e possuem somente o visor de LCD. A V10, da Fujifilm, tem a maior tela —3 polegadas, o que facilita muito na hora de enquadrar as fotos. Em seguida vem a V610 da Kodak, com 2,8 polegadas. A T10 da Sony e a X720 da BenQ têm 2,5 polegadas.

Todas possuem ajustes para a luminosidade do visor e tempo em que ele fica ligado quando não está em uso. Isto é importante para controlar e otimizar o consumo da bateria.

Além de tirar fotos, os modelos testados pelo UOL Tecnologia também capturam vídeos. Todos os quatro modelos fazem imagens de 640 x 480 pixels de tamanho máximo, a 30 quadros por segundo. O que muda é o formato em que os filmes são gravados. A X720 e a V610 gravam seus vídeos no formato MPEG 4, que permite que o arquivo seja mais compacto. A T10 grava em MPEG 1, e a V10 grava em AVI, o que deixa os arquivos bem maiores. Todas também capturam o som ambiente, mas o recurso é limitado, pois a captura é em mono.

A transferência de fotos para computador é feita pela porta USB em todos os modelos, e todas as câmeras incluem em seus kits o cabo para a conexão. Um grande diferencial da V610 da Kodak é a tecnologia Bluetooth, que permite transmitir as fotos para outros aparelhos por sistema de comunicação sem fios. Todas também utilizam a tecnologia PictBridge, que permite enviar as imagens para impressão diretamente da câmera para uma impressora sem passar pelo computador (desde que ela também utilize esta tecnologia).

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host