UOL Notícias Tecnologia

07/11/2006 - 09h21

Conheça os tipos de cartão de memória para câmeras e outros gadgets

Marcelo Ayres

Para o UOL Tecnologia
Mais
Câmeras digitais ultrafinas unem resolução e design; veja teste
Confira características das câmeras digitais ultrafinas
Confira álbum com as câmeras que participaram do testeFotos
Veja mais no Guia de Produtos
As câmeras digitais promoveram o desenvolvimento de um assessório importante para armazenar as imagens digitais —o cartão de memória. Celulares, aparelhos de MP3 e filmadoras também utilizam estes cartões atualmente.

Os cartões de memória são baseados na tecnologia Flash, que foi desenvolvida pela Toshiba em 1980. Esta memória é parecida coma memória RAM (Random Access Memory), que é usada nos computadores, com a diferença que ela retém os dados, ao contrário da memória RAM, que os apaga quando o aparelho é desligado.

Uma grande vantagem da memória flash é que ela pode ser montada em dispositivos muito pequenos, daí ser ideal para aparelhos portáteis. Outra vantagem é que ela consome pouca energia.

Confira as características dos principais tipos de cartão de memória:

Compact Flash: desenvolvido pela Sandisk em 1994, foi o tipo de cartão que se popularizou mais rápido. Ele é robusto e maior que os outros modelos. Pode chegar até 4 GB de capacidade e é muito usado pelos fotógrafos profissionais por ser mais rápida na transferência. Canon, Aiptek, Pentax e Polaroid são algumas das marcas que utilizam este cartão.

Memory Stick: este modelo equipa as câmeras da Sony. Ele é pequeno e fino e tem capacidades que vão de 16 MB a 256 MB. O modelo mais recente chamado de Memory Stick Pro tem versões de até 2 GB.

Multimedia Card (MMC): este tipo de cartão de memória flash é um dos mais usados nos equipamentos eletrônicos, ao lado do SD Card. Pode armazenar até 128 MB. Entre as marcas que utilizam o MMC estão Polaroid, Samsung e Casio.

Security Digital Card (SD Card): O SD como é conhecido foi desenvolvido pela Panasonic, Toshiba e Sandisk e é o tipo de cartão mais utilizado pelas câmeras e filmadoras digitais. Ele é muito parecido com o MMC. Tem versões a partir de 8 MB e pode chegar até 512 MB.

SmartMedia (SM): o Smart Media foi desenvolvido pela Toshiba e é bem compactom medindo 4,5 cm de comprimento e menos de 1 mm de espessura. Sua capacidade de armazenamento varia de 2 MB a 128 MB. Sua desvantagem em relação aos outros modelos está na posição do circuito eletrônico, que fica exposto e pode ser danificado caso o usuário não tenha cuidado no manuseio.

EXtreme Digital (xD-Picture): O cartão de memória xD-Picture é um dos mais recentes. Ele é o menor de todos os modelos medindo 2 cm de largura por 2,5 de altura e apenas 1,7 mm de espessura. Foi desenvolvido pela Fujifilm e Olympus em 2002 e equipa basicamente somente estas marcas. A capacidade de armazenamento pode chegar até 8 GB.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host