UOL Notícias Tecnologia

08/11/2006 - 17h49

Blog já é ferramenta universal, diz Soninha; concurso elege melhores sites

Da Redação
Única brasileira entre os 13 jurados que escolherão os melhores blogs do mundo no concurso The BOBs neste sábado, a vereadora e colunista da Folha Sonia Francine Gaspar Marmo, a Soninha, diz que a oportunidade de avaliar blogs de diversas línguas e culturas a fez perceber que, apesar das muitas diferenças, já é possível ver o blog como uma ferramenta universal.

"É muito legal perceber que, mesmo com as diferenças muito marcantes no formato, no aspecto formal, o blog já é universal", disse Soninha. "Para avaliar os indicados da categoria melhor blog, eu tive que passar muitos deles pelo BabelFish (tradutor online) e tentar entender alguma coisa. O que dá para perceber é que há algo chamado blog, essa ferramenta, e que ela já é usada de forma universal."

Quando questionada sobre a qualidade dos blog do Brasil, Soninha foi enfática: "Variedade, criatividade, qualidade... posso dizer que os brasileiros não devem nada para os blogueiros de outros países."

Soninha também falou sobre uma questão que costuma causar polêmica entre os adeptos da ferramenta —blogueiros independentes e aqueles que são remunerados para escrever. "Cada um sabe da extensão de sua independência, e eu particularmente acho que é perfeitamente possível ser independente e estar atrelado a um grande portal, recebendo para fazer um blog. Acho possível e acho bom, porque o blog mantém aquela coisa da Internet de mostrar um outro lado dos assuntos."

Jornalismo em blogs
Entusiasta praticante dos blogs —ela mantém o seu hospedado na Folha Online—, Soninha acredita que essa independência, juntamente com a rapidez que o formato proporciona, já fazem dos blogs uma ferramenta para publicar jornalismo de qualidade.

"Assim como todos veículos, não é o suporte que faz o conteúdo ser confiável. Mas os blogs podem ser usados para fazer bom jornalismo porque juntam a rapidez da Internet com as possibilidades da TV e do rádio. Na queda do World Trade Center, por exemplo, as pessoas que moravam na reunião, que estavam a centenas de metros do local, começaram a postar em minutos e informaram o mundo", diz Soninha.

"Além disso, vimos na crise política o blog do "vizinho do Jefferson", com informações que ninguém tinha, jornais e revistas citando blogs como fontes. Outra vantagem que eu considero é que blogs geralmente assumem posições, eu prefiro ler algo de alguém que declara posicionamento do que aqueles que ficam atrás de uma suposta neutralidade."

Sobre o concurso
Promovido pelo grupo de mídia alemão Deutsche Welle, o The BOBs escolherá os melhores do mundo com um júri de 13 jornalistas independentes, pesquisadores de mídia e especialistas em blogs.

Entre os finalistas, quatro são blogs do UOL, com destaque para o Blônicas, que concorre a melhor blog do mundo, e o Blog do Tas, que disputa a categoria melhor blog corporativo. Neste ano, o concurso recebeu 5.500 indicações de blogs.

Os eleitores terão até o dia 11 de novembro para votar em seus blogs preferidos e definir os favoritos do público. Para votar, acesse o site do The BOBs.

Os outros dois blogs hospedados no UOL que receberam indicação e concorrem na categoria de melhor blog em língua portuguesa são o The Allan Sieber Talk To Himself Show, do cartunista Allan Sieber, e o Viaje na Viagem, do publicitário Ricardo Freire.

O concurso conta com a cooperação de grandes veículos de comunicação de todo o mundo, como o alemão Zeit Online, os brasileiros UOL e Folha Online, e o francês LeMonde.fr.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host