UOL Notícias Tecnologia

10/11/2006 - 08h25

Confira conexões e padrões de resolução antes de comprar um LCD

Fernanda Ângelo

Para o UOL Tecnologia
Mais
Veja imagens dos monitores testadosFotos
Monitores LCD ganham terreno; veja teste de modelos de 19"
Use o monitor LCD também como televisão
LCD é excelente opção para quem tem pouco espaço
Na hora de comprar um monitor com tela de cristal líquido (LCD) é preciso levar em conta algumas questões, especialmente aquelas relacionadas às conexões oferecidas pelo produto e os padrões de resolução disponíveis na placa de vídeo de seu computador.

Com relação à conectividade, o ideal é escolher um modelo que traga tanto a entrada VGA (vídeo graphics array), para a transmissão de imagem analógica, quanto a DVI (digital vídeo interface), que transmite dados digitais do micro para o LCD.

É que quando o equipamento utiliza a interface VGA, a placa de vídeo transforma o conteúdo a ser transmitido em material analógico —reproduzido basicamente por monitores CRT, com entradas analógicas— e, ao detectar um monitor LCD, que roda vídeo digital, um outro dispositivo desfaz essa conversão. Além da perda de tempo de resposta, isso pode significar também alguma perda de qualidade de imagem.

Então, você deve estar se perguntando, a conexão DVI não é suficiente, já que estamos tratando apenas de conteúdo digital? Seria, não fosse o fato de muitos computadores no mercado ainda não possuírem a conexão DVI. Em tese, o padrão SVGA estaria com os dias contados. No entanto, enquanto ele não é extinto, vale buscar equipamentos que ofereçam ambos os padrões.

Cuidado com widescreen
Outra coisa a ser conferida antes de comprar o LCD, caso você opte por um modelo widescreen, é se a placa de vídeo é compatível com a resolução oferecida por esse modelo de monitores —eles tradicionalmente utilizam a resolução de 1440 x 900 pixels, fora dos padrões atuais de mercado. Se a sua placa for incompatível, você corre o risco de ter todas as imagens deformadas.

Para checar esse detalhe, clique em Iniciar. Então abra o Painel de Controle e, ali, abra a janela Vídeo. Em seguida, selecione a aba Configurações e então verifique se ela está disponível. É bastante provável que ela não esteja. Se isso acontecer, uma alternativa é a resolução 1024 x 768 pixels. Ela deve dar uma "achatada" na imagem, mas a leitura dos caracteres não será prejudicada.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host