UOL Notícias Tecnologia

10/11/2006 - 12h04

Windows Vista: resultado vs. personalização

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Mais
Confira imagens do novo Windows VistaFotos
Soft avalia se seu PC está pronto para o upgrade; baixe!
Programa deixa o XP com a cara do Windows Vista
Gigablog: você vai atualizar ou desencanar? Comente!
Para instituto, upgrade para o Vista será lento
Política de resultados. É um termo bem corporativo, mas é o que o Windows Vista lhe oferece, em troco de lhe tirar várias pequenas opções de modificar o sistema para seu gosto pessoal.

Ao instalar o Vista, supostamente o produto está pronto para uso. Não é preciso se preocupar com segurança (firewall e antipsyware estão ativados automaticamente), com performance (configurada na instalação de acordo com os requisitos do seu computador) e com visual, que é aquela belezura que falamos anteriormente.

Ocorre que a política de resultados da Microsoft vai tirar muita gente do sério. Quem gosta de personalizar o Windows e deixá-lo com a própria cara, vai ficar perdido no mar de opções disponíveis no Painel de Controle. Operações simples como, por exemplo, mudar o papel de parede, mudar o padrão de cores, configuração do teclado, opções de performance, entre outras, ficaram mais distantes do usuário.

O Painel de Controle é gigantesco, são dezenas de ícones novos e boa parte não tem utilidade para 90% das pessoas. Se antes você só precisava de dois cliques para chegar a um lugar, agora você pode precisar de quatro.

A Microsoft garante que o Vista é um sistema "extremamente mais fácil" de usar. Talvez. Para personalizar, porém, a história é outra. Usuários mais experientes vão levar, pelo menos, uma a duas horas para deixar o sistema do jeito que gostam —apenas alterando as configurações originais do produto, sem instalar nenhum software.

A imensa quantidade de utilitários e ferramentas integradas da Microsoft, em contrapartida, vão lhe tomar um precioso espaço em disco —quase 10 GB, o sistema operacional inteiro. E você não tem como se livrar deles.

A quantidade de opções de personalização são bem maiores do que no Windows XP, mas boa parte é inútil ou até difícil de encontrar. Pelo que acompanhamos no desenvolvimento do Vista, os programadores tentaram maximizar a experiência de uso para o usuário leigo, não é preciso mexer em configuração alguma. E, com isso, minimizaram a experiência de quem está habituado a usar um Windows personalizado. O novo sistema de controle de usuários (User Account Control) e a subdivisão de cada item na configuração do visual são simples exemplos desse contraste.

Windows Vista

Beleza ← → Usabilidade

Integração ← → Compatibilidade

Resultados ← → Personalização

Performance ← → Hardware

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host