UOL Notícias Tecnologia

17/11/2006 - 10h06

Notebooks compactos oferecem boa performance; confira teste

Marcelo Ayres

para o UOL Tecnologia
Mais
Notebook com rede wireless leva trabalho e diversão a qualquer lugar
Veja tabela comparativa dos principais recursos
Confira galeria de imagens com os notebooks testadosFotos
Veja como configurar uma rede sem fio em casa
Notebooks são sonhos de consumo tanto para quem gosta de computadores como para quem não é tão amigo da informática, mas admira máquinas que representam modernidade.

O UOL Tecnologia testou cinco destes modelos: Dell Latitude D 420, HP Compaq Business nc2400, Lenovo 3000 V100, LG LW 20 e Sony Vaio TXN 15BP. A primeira coisa que observamos no teste foi a tela —em todos os modelos, no formato widescreen. Este formato dá uma sensação de mais espaço para trabalhar e permite organizar melhor a área de trabalho. Além disso, também fica mais fácil gerenciar várias janelas abertas.

Os modelos LG, Dell, HP e Lenovo têm telas de 12,1 polegadas e resolução máxima de 1.200 x 800 pixels. O da Sony vem com tela de 11.1 polegadas e resolução máxima de 1.366 x 768 pixels. Aqui LG e Sony oferecem um diferencial para dar mais brilho à tela. O LW20 vem com o recurso Fine Bright, que é como uma camada de vidro que realça a luz emitida pelo monitor e dá mais brilho e cor à sua imagem. No Vaio TXN a mesma função é exercida pelo xBrite. Os outros modelos têm telas de TFT.

Teclado confortável
Os modelos mais antigos de notebooks tinham teclados pequenos, que dificultavam a vida de quem tem mãos grandes na hora de digitar. Mas o design dos modelos atuais praticamente deixou o teclado no mesmo formato dos desktops. Nos equipamentos do nosso teste, mesmo no caso do Vaio, o mais compacto, o teclado é mais confortável que um teclado de mesa.

E já que falamos de medidas, o menor de todos é o Vaio TXN e o maior é o Lenovo. Mesmo assim todos são muito compactos e pesam entrem 1,36 Kg (Dell Latitude D420) e 1,721 Kg (LG LW20). Este é um fato que ajuda na segurança dos proprietários, pois estes aparelhos podem ser carregados até dentro de pastas menores, sem a necessidade de mochilas ou bolsas típicas de notebook, muito visadas pelos assaltantes.

A segurança também está presente na identificação biométrica que equipa os aparelhos da Sony, Lenovo, HP e Dell. Eles vêm com um dispositivo que lê a impressão digital do proprietário e que impede que o computador seja acessado sem identificação.

O design também é destaque. Sony e LG oferecem modelos com um desenho mais moderno, enquanto as outras marcas são mais tradicionais em seus estilos. Todos os modelos vêm com o leitor e gravador de DVD embutidos. Apenas o D420 da Dell vem como opcional externo.

Performance
Apesar de compactos, essas pequenas máquinas agüentam o tranco na hora do trabalho e também possuem recursos multimídia. O processador Intel DUO equipa os modelos nc2400 da HP (U2500 1.2GHz) e o V100 da Lenovo (T2400 1.83GHz). O D420 da Dell (U1300 1.6Ghz) e o Vaio TXN da Sony (ULV 1400 1.2 Ghz) vem com processador Intel Solo. O LW 20 da LG vem com processador Pentium M de 1.7 Ghz.

A memória começa já em 512MB e pode chegar até 2GB para os modelos V100 da Lenovo, D420 da Dell e LW 20 da LG. Já o nc2400 da HP e Vaio TXN vem com 1GB de memória sendo que o último pode chegar até 1.5GB.

Além dos programas de produtividade de escritório como Word, Excel e PowerPoint, utilizamos em nosso teste o Photoshop e o Dreamweaver para saber como os equipamentos reagem com programas gráficos. Todos tiveram boa resposta nesse item.

Para saber se na hora da diversão os notebooks dariam conta, instalamos e jogamos em todos o Fifa 07, que nesta versão vem em DVD. Todos conseguiram rodar, e bem, sem dar pulos ou falhas. Neste item o LW20 e o nc2400 ainda conseguiram rodar o programa em tela cheia. A placa de vídeo em todos os modelos é integrada. Os aparelhos testados vêm com o chipset da Intel Graphics Media Acelerator 950 com memória compartilhada para o vídeo de até 128MB. O LW 20 vem com a mesma placa, só que modelo 900.

Se você vai fazer uma viagem e quer levar um destes notebooks no para assistir um filme no caminho também não terá problemas. Todos os modelos vêm com leitor de DVD e som de qualidade. Durante o teste, o LW 20 e o Vaio TXN apresentaram um som mais claro e equalizado, além de telas mais brilhantes e contraste mais equilibrado. Um ponto interessante do Vaio é o botão de Eject para abrir e fechar a porta do leitor de DVD. No nc2400, da HP, o destaque é para o controle de som —basta deslizar o dedo sobre o painel.

Tipos de conexão
Nesses pequenos notebooks, a rede wireless já é padrão. Além disso, os modelos testados têm leitor de cartão de memória flash, o que facilita muito a vida de quem tem câmera digital, pois não é necessário ligar a máquina para transferir as fotos para o PC, basta inserir o cartão.

Mas nem tudo são flores — vale a pena ficar atento, porque cada aparelho lê um tipo de cartão. O destaque aqui é para o LW20 da LG, que pode ler cartões do tipo SD, MMC, MS, MS Pro e xD. O D420 da Dell e o V100 da Lenovo lêem apenas cartões SD, e o Vaio TXN lê o MS e o MS Pro. Somente o nc2400 da HP não vem com leitor de cartão de memória. Na dúvida, descubra o que significa cada tipo de cartão de memória.

Portas USB e Firewire também fazem parte do padrão dos notebooks do teste. O Vaio TXN, o V100 e o D420 ainda vêm com entrada para cartões PCMCIA.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host