UOL Notícias Tecnologia

15/12/2006 - 08h02

Office 2007: Polêmica, interface vem totalmente diferente

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Mais
Windows Vista: tudo o que você precisa saber antes de atualizar
A proposta é simples. Programas como Word e Excel possuem tantos recursos e funções que a maioria dos usuários, simplesmente, se perde. Os softwares ficam subutilizados porque o usuário não encontra —e nem sabe que existe— determinado comando.

A nova interface do Office 2007 tenta mudar isso, nem sempre com sucesso, mas com resultados interessantes. Em vez de apresentar ainda mais recursos, a maioria dos programas do Office 2007 tem a interface como carro-chefe, revelando comandos que sempre estiverem presentes, mas longe de alcance do usuário leigo.

A interface pode irritar os usuários mais experientes, principalmente aqueles que se habituaram a usar o teclado para decorar os comandos que mais usam no cotidiano. Por outro lado, usuários novatos tendem a gostar da novidade, o que representa um verdadeiro paradoxo (inexplicável) por parte da Microsoft.

É que durante várias apresentações do produto nos últimos meses, inclusive no Brasil, representantes da empresa fizeram questão de mostrar a tendência corporativa do Office 2007, ou seja, um foco crescente no uso dentro de empresas. Ao mesmo tempo, o novo esquema da interface é totalmente voltado a usuários com menos experiência.

O principal problema é o mesmo que ocorre no Windows Vista: a falta de opções. A nova organização de comandos utiliza ícones gigantes, que comem um bom espaço de tela. Diferentemente de todos os outros programas da própria Microsoft, você não pode personalizar a barra de comandos e reduzir os ícones.

A única opção é "esconder" a barra inteira de comandos, ganhando bastante espaço de tela, em troca de perda de usabilidade. Sem a barra de comandos, quando você precisar de algum recurso que não esteja na sua linha de atalhos, irá precisar usar o mouse para "baixar" a barra principal de comandos.

Com ícones pequenos, a linha de atalhos (barra de acesso rápido) é a melhor pedida da nova interface e a única função realmente personalizável. Você pode abrir uma lista com todas as funções e comandos do Office 2007 e adicioná-los à linha de atalhos, que funciona como uma série de comandos de sua preferência à distância de um clique.

Vai levar um bom tempo até você se habituar e conseguir adicionar todos aqueles comandos que você usa, mas depois fica mais fácil. Boa parte dos usuários, porém, sente falta de ter a opção de reverter a interface para a do Office 2003. Mesmo assim, quem ainda tiver decorado as teclas de atalho no teclado, pode continuar a usar, pois a maioria continua funcionando sem problemas.

A interface diferente tem resultados interessantes em todo o pacote de aplicativos. A principal é a chamada "pré-visualização em tempo real". Ao selecionar uma porção de texto para mudar a fonte ou formatação, você não precisa clicar no nome da fonte para saber como o texto ficará. Basta passar o mouse por cima de cada fonte que, automaticamente, o Office mostra o resultado na tela sem fazer a alteração.

Excelente pedida para quem trabalha com textos que precisem de várias formatações diferentes, como cores, tamanho e tipos de fontes alternadas. Algumas funções básicas, que antes eram acessíveis por algum menu, agora podem ser encontradas com apenas um clique —principalmente nos principais programas, como Word, Excel e Powerpoint.

Por fim, no quesito aparência, o Office 2007 segue o mesmo estilo do Windows Vista, com três cores-tema: azul, cinza e preto. O tema padrão é o azul.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host