UOL Notícias Tecnologia

15/12/2006 - 08h03

Office 2007: Word ganha recursos para blogueiros e pesquisadores

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Mais
Windows Vista: tudo o que você precisa saber antes de atualizar
Sem dúvida, o carro-chefe do Office para a maioria dos usuários. Comandos simples ficaram mais acessíveis, não é mais preciso procurar menus para comandos frequentes. Dois recursos merecem destaque para os internautas: blog e pesquisas.

Agora é possível blogar diretamente do Word de um jeito bem fácil. No Word 2003 já era possível, desde que fosse instalado um plug-in específico e que não funcionava em todos os sistemas de publicação de blogs disponíveis na Web.

Com o Word 2007, as principais ferramentas blogueiras (Blogger, WordPress, Typepad etc.) podem ser utilizadas. Você digita direto do Word, como um texto qualquer, e sem sair do Word pode gerenciar categorias e enviar seu post, inclusive usando imagens.

É tudo bem simples e fácil. A configuração exige apenas o sistema de publicação utilizado pelo blog, seu login e senha. Caso seu blog não esteja incluso na lista de pré-definidos do Word, é possível tentar forçar a barra e incluir manualmente, o que vai exigir um certo conhecimento técnico por parte dos usuários. Pedir ajuda do suporte técnico é uma opção.

Para acadêmicos e pesquisadores, os recursos de referências e bibliografias foi notadamente melhorado. Durante anos, o Word nunca foi o exemplo-mór de software para quem trabalha com textos contendo várias referências de rodapé, devido ao jeito complicado de o programa gerenciar as notas. Muita gente usa o Word por falta de outra opção, principalmente no Brasil, onde concorrentes como WordPerfect são menos conhecidos. Com a versão 2007, a Microsoft resolveu finalmente investir neste nicho.

Na hora de exportar arquivos, o Word lhe dá uma série de opções. Exportar ou publicar para blog, para servidores Sharepoint, para a Web e até para PDF. E se você quiser brincar com as opções do Word, se prepare. São centenas. Não estão bem classificadas, talvez de propósito, mas vale a pena conhecer o que o editor de textos oferece.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host