UOL Notícias Tecnologia

15/12/2006 - 08h04

Office 2007: Outlook ganha mais integração com Word

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Mais
Windows Vista: tudo o que você precisa saber antes de atualizar
As mudanças mais perceptíveis estão aqui. A integração do Outlook com o Word cresceu de um jeito dúbio, que irá atrapalhar a vida dos usuários menos simpáticos a novidades ou que preferem o bom e velho texto sem formatação para e-mail.

De início, o editor de mensagens do Outlook é quase uma extensão do Word nos tipos de fontes, correção ortográfica e até auto-formatação ao digitar. É possível personalizar o programa para voltar a ser o que era antes, mas vai dar muito trabalho. A maioria dos novos usuários seguirá usando a configuração padrão.

Seguindo a tendência das últimas versões (Outlook XP, 2003, 2007) a Microsoft aprendeu a utilizar bem o espaço disponível de tela. A funcionalidade, porém, só vale a pena para quem usa o Outlook como gerenciador de compromissos, notas rápidas (aqueles sticks amarelos), agenda e contatos.

Na mesma janela da sua caixa de entrada, você pode ver seus compromissos e ter acesso ao calendário, sem precisar usar o mouse ou mudar de janela para acrescentar um dado na agenda ou lista de tarefas.

Aliás, o recurso calendário melhorou bastante, com a possibilidade de integrar calendários online (Internet Calendars) e na rede corporativa. Você pode publicar seu calendário na Internet ou importar um calendário online já existente, como é o caso do Google Calendars. Tudo bem que nem sempre a importação é 100%, mas funciona.

Outra novidade é o atrasado suporte a RSS (Really Simple Syndication) para ler notícias da Web direto do Outlook, sem precisar entrar em sites ou usar o navegador. Quem usa contas de e-mail do tipo IMAP, pode agradecer um pouco, mas não muito. O suporte a IMAP melhorou, é possível ter mais controle das pastas (folders), mas o Outlook 2007 ainda está longe de ser um bom gerenciador de contas IMAP como o Thunderbird, por exemplo. Quem tiver mais de um e-mail em IMAP pode esperar eventuais "congelamentos" quando estiver lidando com várias mensagens. A Microsoft garante que o recurso anti-spam foi melhorado.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host