UOL Notícias Tecnologia

15/12/2006 - 08h05

Office 2007: Excel, Powerpoint e Access têm poucas novidades

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Mais
Windows Vista: tudo o que você precisa saber antes de atualizar
Excel, Powerpoint, Access e Publisher são a prova definitiva de que a Microsoft não tem muitas novidades interessantes para oferecer com o Office 2007 além de mudar a proposta de trabalho e usabilidade. Continuam praticamente idênticos, com maquiagens aqui ou ali e apenas pequenas novidades.

No Excel 2007, as melhores mudanças ficam para usuários avançados. Quem usa Excel apenas para planilhas simples ou catálogos pessoais (livros, filmes etc.), ou até mesmo para visualizar planilhas de terceiros, não verá novidade aparente nesta nova versão.

O programa não ficou tão mais pesado do que a edição anterior. Quem trabalha com planilhas que ocupam bastante espaço, irá achar útil a nova interface em que você pode esconder todos os ícones e deixar apenas a barra de atalhos.

Os que usam cálculos e recursos avançados, também devem gostar do novo tipo de acesso. O recurso de pré-visualização em tempo real também é uma boa pedida, pois economiza tempo. Mudar o layout da planilha exige menos cliques e as fórmulas ficaram divididas de um jeito mais intuitivo.

É difícil chegar a um veredicto sobre o Powerpoint. Com a nova interface do Office 2007, funções simples ficaram realmente mais fáceis de achar e de usar nos slides. Por outro lado, executivos e palestrantes "carga pesada", que dependem demais de apresentações com firulas gráficas e multimídia, vão sofrer um pouco no uso do mouse para achar uma determinada ação.

Do ponto de vista da inovação, o Powerpoint 2007 decepciona. São poucos efeitos novos para os slides, e boa parte das novidades são aplicáveis apenas em uso corporativo. Há novos recursos de segurança e publicação de slides em ambientes de trabalho online ou na rede da empresa.

O Access também praticamente não inova. Por ser uma ferramenta de uso mais corporativo há bastante tempo, a integração com os servidores Sharepoint e ambientes de trabalho em rede melhorou, mas nada imprescindível. Há (poucos) novos templates e facilidades para fazer e gerenciar banco de dados.

O Publisher, programa um tanto ignorado pelos usuários, ficou perceptivelmente mais leve do que na versão 2003. Talvez por conta da interface, que praticamente não sofreu modificação e não utiliza o novo esquema do Office 2007, conservando os menus de comandos. Os templates continuam quase os mesmos da versão anterior, com poucos acréscimos. A tentativa da Microsoft, claramente, é aproximar o Publisher para um software híbrido de editoração eletrônica, mesclando conceitos do Corel Draw, PageMaker e outros concorrentes.

Em resumo, os quatro programas —Excel, Powerpoint, Access e Publisher— deixam uma pergunta no ar: o que ainda há para ser aprimorado? No caso do Access 2007 em específico, a grande chamada são os desenvolvedores que utilizam as ferramentas Microsoft (ex. SharePoint), além de banco de dados voltados para Web, como o SQL Server.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host