UOL Notícias Tecnologia

18/12/2006 - 17h26

Por que escolher o Linux, segundo a Mandriva Conectiva?

Da Redação
Confira a seguir as razões pelas quais Wanderlei Cavassin, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Mandriva Conectiva —uma das mais conhecidas distribuições de Linux no Brasil—, acredita que o pinguim deve ser seu sistema operacional:

"O Linux é um sistema operacional que foi criado em 1991 pelo finlandês Linus Torvalds e faz parte dos chamados softwares livres, cujas licenças permitem a sua utilização, modificação, atualização e correção por qualquer programador que se interesse em fazê-lo.

Por se tratar de um código aberto, não há monopólio no seu desenvolvimento, assim, é possível fazer a integração dele com outras plataformas, convergindo diversas tecnologias diferentes. E é por esse motivo também que existem tantas distribuições espalhadas pelo mundo. O sistema é o mesmo, o que muda é a sua interface. É como se existissem várias versões do mesmo produto, cada uma com características diferentes para o usuário final.

Devido à evolução do Linux em todos esses anos e às diversas distribuições que surgiram, é possível encontrar versões bem simplificadas e fáceis de usar que, ao contrário de outros sistemas, pode ter mais de uma "cara", ou seja, todos os seus programas e a área de trabalho podem funcionar com diferentes ambientes gráficos, sendo o KDE e o Gnome os mais conhecidos. No Mandriva Linux, por exemplo, a interface apresentada é bem amigável, fácil de ser entendida até pelo usuário mais leigo, mas que não reduz a gama de aplicativos inclusos.

Com a discussão cada vez mais corriqueira sobre as licenças dos softwares, o Linux ganhou mais popularidade e muitos adeptos no mundo todo. Através de aplicativos práticos e adequados às diferentes necessidades dos usuários, o sistema integra ferramentas para escritório, navegadores de Internet, gerenciador de e-mails, editor de imagens e fotos, comunicador instantâneo e todos os recursos possíveis em um computador pessoal, mostrando que o Linux possui todas as funcionalidades dos outros sistemas operacionais e não deixa nada a dever para eles. Ele possui alta estabilidade, o que significa que dificilmente irá travar durante operações corriqueiras. Outro ponto positivo é a segurança, já que o número de ameaças virtuais que atinge o sistema pode ser considerado insignificante perto do que é direcionado para outros sistemas operacionais.

A popularidade do sistema fez com que surgissem treinamentos oficiais que auxiliam os novos adeptos a se familiarizarem com o ambiente Linux. A Mandriva Conectiva possui diversos centros de treinamento credenciados por todo o país, que oferecem cursos que vão desde os fundamentos básicos até a especialização em programação. Esses cursos têm sido cada vez mais procurados por estudantes e profissionais da área, o que demonstra e comprova a tendência de adoção do código aberto, além de representar um diferencial no currículo dessas pessoas.

Além do uso no desktop, o Linux permite diversas outras aplicações que não são possíveis com outros sistemas operacionais fechados e tem sido largamente utilizado em grandes unidades de processamento, como mainframes e servidores, em sistemas embarcados, que incluem carros, celulares, eletrodomésticos, terminais de bancos etc. e também em parcerias no regime OEM (Original Equipment Manufacturer), que beneficiam tanto os fabricantes de hardware como usuário final. Isso demonstra o quanto o sistema segue a tendência mundial, promovendo a convergência entre a comunicação e a tecnologia da informação.

O Linux e outros sistemas de código aberto já estão no dia-a-dia das pessoas sem que elas percebam, facilitando o seu cotidiano de diversas maneiras, mas ainda há muito espaço para conquistar. As pessoas precisam conhecer mais o Linux, testar, experimentar, sem pré-disposição. Ao fazer isso, o usuário vai descobrir que sua utilização é bastante simples e que ele é estável e seguro. É preciso deixar claro que ele não é concorrente dos outros sistemas operacionais proprietários e pode conviver harmoniosamente com eles, sendo apenas uma opção ao consumidor. A preferência e a escolha cabem a ele."

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host