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18/12/2006 - 17h27

Por que escolher o Windows, segundo a Microsoft?

Confira a seguir as razões pelas quais Roberto Prado, gerente de estratégias de mercado da Microsoft Brasil, acredita que o Windows deve ser seu sistema operacional:

"Os usuários enfrentam diariamente o crescente desafio de conseguir que seus produtos de software de uma grande variedade de fornecedores funcionem e operem em conjunto. Nos últimos anos foram feitas várias abordagens para conviver com a heterogeneidade de ambientes. Mas a solução que vem se provando mais eficiente —e também apontou ter mais sucesso entre os atuais fornecedores— é um compromisso sólido com a interoperabilidade. Esta é a razão básica para se optar pela nossa plataforma, cujo desenvolvimento e inovação estão dirigidos para lidar com toda a diversidade e a heterogeneidade existentes hoje no mercado.

Ainda sobre o desenvolvimento, a empresa estabeleceu doze princípios que serão utilizados para as alterações futuras de seu sistema operacional, já a partir do Windows Vista. As empresas fabricantes de PCs e que se utilizam de nossa plataforma para fazer rodar os seus negócios ganham em facilidade de instalação e garantia de compatibilidade com outros programas. Mas o grande beneficiário destas regras são os usuários de nossa plataforma que recebem uma garantia extra de continuidade de aperfeiçoamento de seu ambiente e também de interoperabilidade.

Este termo, muito conhecido entre os profissionais de tecnologia, podem passar despercebido pelo consumidor que apenas quer se utilizar de um PC para agilizar sua vida pessoal e profissional. Mas todos devem ficar atentos, pois interoperabilidade quer dizer que eles poderão gerenciar seus dados e trocar informações com segurança e confiabilidade por meio de aplicações e sistemas diversos. Um exemplo prático: quando você faz uso do Internet banking, seu PC vai se comunicar e realizar transações com o sistema do banco e um precisa "conversar" com o outro para que a transação aconteça. Esta transação seria inviável se os programas só "conversassem" com os seus pares.

A garantia de interoperabilidade acontece pelo esforço da empresa e da indústria no geral de definir uma nova geração de software e de Web services baseados na linguagem XML (eXtensible Markup Language), que permite que o software possa compartilhar informações de forma eficiente. A interoperabilidade também é, freqüentemente, confundida com software de código-fonte aberto. Interoperabiliadde refere-se à capacidade de diferentes sistemas de software e hardware trabalharem em conjunto. O código aberto é uma metodologia de licenciamento e/ou de desenvolvimento de software que poderá ser ou não ser interoperável.

A Microsoft investe sistematicamente para que seus usuários possam integrar sua plataforma e suas aplicações com um amplo leque de produtos populares (e menos populares) de hardware, de software e de redes. Como resultado deste esforço, a Microsoft passou a oferecer um abrangente portfólio de recursos de interoperabilidade de software, desde os sistemas operacionais até aplicações independentes.

Nosso software funciona com um amplo leque de tecnologias do mercado, independentemente delas terem sido lançadas há uma semana ou há algumas décadas. Nosso programa se comunica com mainframes e minicomputadores da IBM e de outros fabricantes; com outros sistemas operacionais como o Mac OS e diferentes variantes do UNIX, inclusive o Linux; com redes NetWare ou AppleTalk e protocolos nativos da Internet; com dezenas de linguagens de programação, desde o COBOL e RPG, passando pelo C++ e Java, até as mais novas linguagens experimentais; o software Microsoft se comunica com centenas de bancos de dados, incluindo Oracle, Sybase e DB2; com as conhecidas aplicações de negócios tais como SAP e Siebel; com padrões de mercados verticais como SWIFT e HL7; com sistemas de e-mail; e ainda, com produtos de infra-estrutura que fornecem filas de mensagens, diretórios, gerenciamento e segurança.

A inovação dos produtos Microsoft é fruto de 35 anos de trabalho de uma companhia que investe cerca de US$ 7 bilhões anualmente —o maior montante do setor— em seu centro de pesquisas, que abriga profissionais de todo o mundo, para aprimorar suas soluções. Acreditamos que uma melhor compreensão das necessidades dos usuários e de seus respectivos ambientes permite que ambos alcancem o seu pleno potencial de produtividade e de geração de negócios."

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