Apesar da animação do mercado de tecnologia e eletrônicos com as soluções da chamada "casa conectada", mais de 60% dos consumidores americanos sequer sabe que há meios de controlar o microondas, sistemas de entretenimento e os dispositivos de segurança de uma residência a milhares de quilômetros de distância dela, a qualquer hora.
Além disso, quando recebiam a explicação sobre a tecnologia, 90% acham que a adoção dela é "muito caro" e 66% pensam que instalar soluções desse tipo é "muito difícil".
O resultado da pesquisa vai na contramão da tendência da indústria,
como foi mostrado na CES, que é de cada vez mais integrar os dispositivos eletrônicos de uma casa e controlá-los de onde for.
"Está claro que muitas pessoas não entendem de verdade qual é a tecnologia que já está disponível ou memso onde ela poderá chegar no futuro", disse MaryLee Sachs, analista da Hill & Knowlton, ao site eMarketer.
Mas há esperança para os fabricantes de soluções da casa conectada —63% dos entrevistados se disseram interssados em soluções que ajudem a controlar os eletrônicos da casa.