UOL Notícias Tecnologia

01/02/2007 - 07h02

Ajuste a performance gráfica para ganhar velocidade no Vista

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Apesar de deixarem o visual do Windows mais modernos, os recursos de transparência e 3D do Vista custam poder de processamento, e podem tornar seu PC mais lento.

Para aliviar a carga, via Painel de Controle, clique no ícone Sistema, depois na aba Configurações Avançadas e depois em Avançado. Agora, na parte de Performance, clique em Configurações e marque a opção de Ajustar para melhor performance. O visual do seu Vista irá mudar radicalmente, ficando parecido com o Windows 2000. Não se preocupe, você pode reverter daqui a pouco. Feita a mudança, clique em OK e volte a trabalhar normalmente.

Para reverter o visual, basta ir no ícone Personalização via Painel de Controle ou clicar com o botão direito do mouse em cima da área de trabalho. Vamos analisar as opções gráficas que você tem:

Visual clássico
Mais feio, mais rápido, mais formal, similar ao Windows 2000.
Visual Vista Básico
Intermediário, boa performance e mais bonito que o Windows XP.
Visual Vista Aero
O melhor esteticamente, exige mais memória de vídeo.

No quesito performance, a diferença entre o Básico e o Aero só é percebida se você não tiver uma boa placa de vídeo. Quem usa computador com placa de vídeo integrada (onboard) ou placas com menos de 128 MB irá perder performance ao usar o Aero. A diferença é que o Aero exige menos da CPU (processador) e mais da GPU (placa gráfica). Quem tiver 128 MB de vídeo ou mais dificilmente irá perceber diferença entre Aero e Básico. Em alguns fóruns na Internet, há gente dizendo que o Aero é até mais rápido do que o Básico se a sua placa de vídeo for rápida. Faça o teste. Nossa dica é o Vista Básico, por ser intermediário, a não ser que você tenha uma super máquina.

Se você quiser usar o Aero mesmo que perca em performance, uma boa dica é marcar a opção para não usar transparência. Assim, você fica com o visual novo "quase" inteiro e não perde tanto em velocidade. Quem tiver placa de vídeo integrada ou com menos de 128 MB, deve preferir desativar animações e efeitos visuais.

Agora vamos à performance de disco. Por padrão, o Vista não configura seu disco rígido (HD) de modo otimizado, é preciso fazer manualmente. Via Painel de Controle, clique em Sistema e escolha o Gerenciador de Dispositivos. Vá nas propriedades do disco rígido principal e marque a opção de habilitar a performance avançada.

Este recurso melhora o acesso ao cache de disco mas, por outro lado, se houver uma queda de energia elétrica ou desligamento abrupto, você pode perder os dados mais facilmente. Logo, é sugerido que se use um no-break caso os dados no seu computador sejam irrecuperáveis.

Ainda no ícone de Sistema do Painel de Controle, você pode configurar a memória virtual. Talvez pela primeira vez na história, o gerenciamento automático do arquivo de troca (swap) no Windows funciona bem. Até o XP, você ganhava em performance alterando essas configurações. Agora, a mudança é imperceptível e a maioria dos usuários deve manter no automático. Caso você queira mudar para experimentar, configure o arquivo de troca para o dobro da quantidade de sua memória RAM total instalada. E sempre deixe o tamanho mínimo igual ao tamanho máximo, para evitar fragmentação no disco.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host