UOL Notícias Tecnologia

01/02/2007 - 07h03

Gerenciamento de arquivos agiliza busca do Vista, mas pesa

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Um dos recursos novos mais úteis do Vista é o sistema de busca integrado. Mas muitos componentes que agem em segundo plano podem ser desnecessários e consumir mais máquina do que o ideal.

Um deles é o um recurso novo chamado de Arquivos Offline. Ele é interessante para quem trabalha em rede corporativa, você pode acessar os arquivos mesmo estando fora da rede. Para a maioria dos usuários, porém, é inútil. Por vir habilitado de fábrica, o recurso consome um pouco de memória e pode ser desativado. Via Painel de Controle, escolha o ícone Arquivos Offline e desabilite-o. Será preciso reiniciar o computador.

O sistema de busca do Vista é integrado ao antigo MSN Desktop Search, ou seja, é possível indexar todos os arquivos do seu HD para acesso rápido, inclusive, pesquisando o conteúdo dentro de arquivos de texto. O problema é que, além de consumir bastante recursos, o novo sistema de busca é complicado de configurar.

De fábrica, ele vem habilitado para indexar apenas a área de trabalho, menu Iniciar e suas pastas de arquivos pessoais e offline. Se você tem grande volume de arquivos de texto e PDFs, por exemplo, vale a pena usar um mecanismo de busca indexada. Pode ser este mesmo embutido do Vista ou alternativas concorrentes, como Google Desktop Search, Yahoo Desktop Search, Copernic, X1, entre outros.

Se você não pretende instalar uma ferramenta de terceiros, via Painel de Controle é possível configurá-lo pelo ícone opções de indexação. Clique em Avançado e agora você pode escolher as pastas que o Windows irá indexar para que suas buscas fiquem mais rápidas. Também é possível desabilitar e, assim, economizar uma boa fatia de memória.

Ainda no Painel de Controle, você pode desinstalar algumas poucas aplicações embutidas do Vista, como os joguinhos, componentes para Tablet PC e até mesmo o serviço de indexação. É possível economizar até 1 GB de espaço em disco, após algumas desinstalações de coisas que você geralmente não usa. Não é muito, considerando um sistema operacional que engole praticamente 10 Gb de espaço após instalado.

Dois novos recursos, ReadyBoost e SuperFetch, ajudam a melhorar a performance de disco no Vista. O ReadyBoost usa um pendrive USB, ou até mesmo um cartão de memória, para acelerar o acesso (leitura) de uma sequência de arquivos pequenos quando esse tipo de operação é requisitada pelo sistema. A Microsoft garante um acréscimo de até 10% na performance geral, mas até agora ninguém ainda conseguiu medir isso em números. Em testes realizados em duas máquinas e com tipos diferentes de pendrive e cartões de memória, não foi possível identificar nenhuma alteração, para melhor ou pior, além de ficarmos sem poder usar o pendrive para outros fins porque o sistema pede dedicação exclusiva para o Readyboost.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host