UOL Notícias Tecnologia

16/02/2007 - 16h25

Saiba mais sobre o PCI, padrão de conexão de placas ao PC

Fernanda Ângelo

Para o UOL Tecnologia
Quem ouve pela primeira vez a expressão "barramento PCI" imagina tratar-se de algo extraordinariamente tecnológico. Na realidade, porém, o termo nada mais é do que o nome dado a um padrão de conectividade utilizado para ligar periféricos a computadores.

É, literalmente, a fenda onde você conecta uma placa extra na placa-mãe, para dar ao seu PC outros recursos que não os originais. Além das placas de vídeo, os slots PCI são utilizados por periféricos como placas de som, de rede, modem e adaptadores USB.


Acrônimo de Peripheral Component Interconect, o padrão PCI foi desenvolvido pela Intel no início da década de 90 (1992) como sucessor do ISA (Industry Standard Architecture). Quando foi criado, em 1981, este padrão utilizava apenas 8 bits para a comunicação entre os periféricos e a placa-mãe de um computador. Posteriormente, foi adaptado para 16 bits. Então, quando a Intel desenvolveu o Pentium, que rodava a 32 ou 64 bits, ela criou também o barramento PCI, capaz de utilizar essas velocidades.

Um slot PCI de 32 bits pode transferir até 132 MB por segundo. Além da maior taxa de transferência de dados, o novo padrão suporta recursos Plug and Play (PnP). Esta tecnologia permite que uma placa adicional instalada no PC seja automaticamente identificada pelo sistema operacional.

Embora tenha sido desenvolvido pela Intel, o padrão PCI roda em computadores com diferentes modelos de processadores, incluindo as novas versões do Macintosh, da Apple.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host