UOL Notícias Tecnologia

21/02/2007 - 15h35

Ex-funcionário da Microsoft treina para viajar ao espaço

Da Redação
Mais
Erramos: Simonyi é o segundo, e não o primeiro geek no espaço
Um ex-funcionário da Microsoft que participou do desenvolvimento de softwares como Word e Excel já iniciou treinamentos em Star City, nos arredores de Moscou (Rússia), para viajar à ISS, a Estação Espacial Internacional.

Charles Simonyi, 58, é mais um "nerd" famoso a viajar ao espaço. Antes dele, o africano Mark Shuttleworth, criador do Ubuntu (distribuição de Linux), foi ao espaço em 2002. Ano passado, Anousheh Ansari outra "geek" da área de telecomunicações, esteve na ISS.

A viagem, que será paga pelo próprio Simonyi e tem o custo estimado entre US$ 20 milhões e US$ 25 milhões, deve acontecer em 9 de março. Ele ficará oito dias na ISS.

Em entrevista à BBC, o "geek" diz ter objetivos com sua viagem: "O primeiro deles é avançar na questão dos vôos aeroespaciais para civis, o segundo é ajudar nas atividades de pesquisa na estação espacial, e o terceiro é envolver as crianças nas ciências espaciais".

Além disso, o ex-engenheiro de software diz que quer se envolver com com todo o projeto, desde o foguete russo Soyuz que deve levá-lo ao espaço. "Aprender mais sobre sistemas é parte de minha curiosidade de engenheiro, e faz a experiência toda ficar mais interessante por eu entender exatamente o que está acontecendo e, por exemplo, saber porque o vôo é seguro", disse Simonyi.

Com Reuters

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host