UOL Notícias Tecnologia

02/03/2007 - 07h01

Alta definição depende da mídia, mas também da TV

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Quem hoje compra um player HD-DVD ou Blu-ray pode chegar em casa e se deparar com imagens praticamente idênticas ao DVD atual. O resultado: decepção generalizada. Em determinadas situações, a tal da alta definição pode até distorcer um pouco a imagem e fazer você ter a impressão de que está diante de um produto inferior.

A explicação é simples. Blu-ray e HD-DVD são apenas meios físicos para armazenar o conteúdo em alta definição. Os aparelhos que reproduzem os discos são os responsáveis por decodificar a informação e mostrá-la. E onde as imagens são exibidas? Na televisão. Ou seja, uma imagem em alta definição exibida em uma televisão convencional, será sempre em baixa resolução para seus olhos. No caso, a "baixa" resolução significa a mesma qualidade que você estava acostumado antes.

Para ter uma idéia da sinuca de bico, basta lembrar que os DVDs atuais que você aluga na locadora da esquina têm, desde sempre, uma definição maior do que a maioria das pessoas pode ver na televisão de casa. O DVD atual só exibe sua total e melhor definição, de forma perceptível, em televisores melhores, como plasma e LCD de boa qualidade. Só que o mesmo não vale para os filmes em Blu-ray ou HD-DVD.

Por ter uma capacidade de definição ainda maior, os filmes em HD-DVD e Blu-ray exigem televisores ainda melhores. E a maioria dos aparelhos de plasma e LCD vendidos no mercado brasileiro não são preparados para alta definição, são apenas os chamados definição padrão (Standard), superiores aos modelos de tubo (CRT), mas longe da alta definição exigida pelos novos padrões de DVD. O problema é que, como sempre, as lojas quase nunca avisam ao consumidor que ele está torrando R$ 5.000 em um modelo de plasma que não é de alta definição. Aquelas imagens super coloridas e com super contraste que ficam à mostra iludem de verdade.

Logo, se você é fanático por filmes e quer mesmo o melhor que a tecnologia pode lhe oferecer, é preciso calcular o investimento não apenas no meio de armazenamento (Blu-ray ou HD-DVD), mas sobretudo no meio de projeção. E não esqueça do áudio, é claro. Afinal, assistir Matrix em alta definição com aquelas caixinhas de som pequenas também não vai ajudar muito.

Quase a totalidade dos modelos de plasma vendidos hoje no Brasil —principalmente esses em promoção, que tiveram preços reduzidos— não são preparados para alta definição e, ainda por cima, usam tecnologias antigas para reproduzir a imagem. Muita gente está trocando gato por lebre e não sabe. Uma saída é exibir os filmes HD-DVD e Blu-ray a partir de um projetor de alta qualidade que, a depender do modelo, pode ser mais barato e útil do que uma televisão LCD ou plasma de alta definição.

Para entender um pouco melhor as diferenças, leia esta matéria. E para saber mais sobre os aspectos técnicos do CRT e LCD, vale a pena ler isto aqui.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host