UOL Notícias Tecnologia

02/03/2007 - 07h03

Entenda a compressão de áudio e vídeo no Blu-ray e no HD-DVD

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Blu-ray e HD-DVD armazenam filmes no formato MPEG-2 (o mesmo do atual DVD), VC-1 e H.264. Estes dois últimos conseguem reproduzir imagens melhores com um nível de compressão maior e, na prática, são os fatores que tornam o formato superior para filmes.

O VC-1 é a versão aprimorada de um código desenvolvido pela Microsoft no Windows Media e é o padrão original de armazenamento para Blu-ray e HD-DVD. Já o H.264 é bem conhecido dos entusiastas de vídeo digital, é um formato com taxa de compressão altíssima e que nasceu do MPEG-4, que foi a base do padrão DivX nos primórdios dos filmes piratas baixados pela Internet. De uma certa forma, podemos dizer que o H.264 nada mais é do que a evolução real do MPEG-4, que por sua vez já era uma evolução considerável frente ao MPEG-2 dos DVDs atuais.

No quesito áudio, a história é outra. Apesar de similares, o Blu-ray permite que o áudio digital no formato AC-3 (o mesmo dos DVDs atuais) use compressão de 640 kbps, que é maior do que o limite de 448 kbps do HD-DVD. O resultado é mais qualidade do som, mas que uma ínfima porcentagem das pessoas vai perceber. A diferença é percebida apenas em equipamentos (caixas de som) adequados e com o volume alto.

No quesito resolução de imagem, o DVD comum reproduz a imagem em máximo de 720×480 ou 720×576, que já é bem mais do que as televisões convencionais suportam. Blu-ray e HD-DVD têm resolução máxima de 1920×1080, ou seja, o dobro. Essa resolução de 1920x1080 é o alicerce da chamada alta definição completa, mas a partir de 1280x720 a indústria já considera como alta definição. Abaixo disso, não é alta definição. E a maioria das TVs de plasma vendidas no Brasil não passam de 800x600 em média. Somente agora é que modelos mais novos (e bem mais caros) de plasma estão se aproximando de 1280x720 de resolução.

Toda essa confusão de siglas e letras implica em apenas duas coisas: Blu-ray e HD-DVD oferecem áudio e vídeo digitais com melhor qualidade e nitidez. Se você será capaz de observar a diferença, aí é outra história...

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host