UOL Notícias Tecnologia

02/03/2007 - 07h04

Público ainda subutiliza o próprio DVD, dizem analistas

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
A maioria dos analistas da indústria é unânime ao dizer que, ainda hoje, a maioria das pessoas não conhece o poder do próprio DVD, este que a gente compra no supermercado ou pega na locadora. A maior parte do público usa o DVD ligado a uma televisão comum de 14 ou 20 polegadas, subutilizando as vantagens do padrão digital.

Primeiro, porque a versão original e de melhor qualidade dos filmes são gravados no formato widescreen (16:9), e não no formato "quadrado" (4:3) das televisões convencionais. Os DVDs em tela-cheia, ou seja, sem aquelas tarjas pretas, são filmes redimensionados e que perdem em qualidade e proporção de imagem. Ao mesmo tempo, o DVD atual pode apresentar uma resolução ainda melhor —e visível aos seus olhos— quando usados em televisões de plasma e LCD.

O uso de cabos adequados também é, geralmente, deixado de lado pelo
consumidor. Há televisões que não possuem entrada para cabos digitais,
porém, mesmo em aparelhos mais recentes nos quais há essa possibilidade,
muita gente não sabe ou não é orientada pelo vendedor do produto.

Outra questão é a quantidade de conteúdo disponível no DVD, bem inferior ao HD-DVD e Blu-ray. A grande dúvida do mercado, para a qual ninguém ainda se prontificou a dar uma resposta convincente, é simples: o que os estúdios de Hollywood vão incluir em tantos gigabytes disponíveis nos discos da nova geração?

O DVD atual, de camada simples, comporta até 4,7 GB de dados. É o suficiente para um filme inteiro e vários extras, mesmo usando uma codificação antiga (o MPEG-2). Com o HD-DVD/Blu-ray, são até 50 GB disponíveis, e isso usando uma codificação ainda melhor, com taxas de compressão maiores. O que acontece, hoje, é que boa parte dos poucos filmes disponíveis no mercado subutilizam a capacidade de ambos os novos padrões. E ninguém espera que Hollywood comece a fazer filmes com seis horas de duração só por causa disso.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host