As empresas de telefonia começam a cobrar as ligações por minutos, em vez de pulsos, e a mudança traz uma nova preocupação para o consumidor: como controlar o tempo disponível?
A partir desta sexta-feira, os planos para os consumidores vão variar de 200 (básico) a 400 minutos (alternativo), e os minutos extras custarão mais. Para não extrapolar o tempo disponível, os usuários têm a opção de recorrer a aparelhos que podem ajudar no controle.
O mercado já oferece aparelhos com funções que auxiliam nesse controle. É possível encontrar desde telefones que cronometram o tempo de cada chamada individual a aparelhos que "avisam" quando os minutos disponíveis acabaram.
A função mais encontrada nos aparelhos é a contagem do tempo de cada chamada. Em geral, os telefones com cronometragem de minutos contam também com identificador de chamadas.
A Panasonic, por exemplo, tem sete modelos de telefone sem fio com esse perfil. Os aparelhos marcam o tempo da ligação durante uma chamada recebida ou efetuada, mas não armazenam na memória o tempo acumulado das chamadas durante um dia, semana ou mês.
Outras duas opções de aparelhos com contagem do tempo da ligação em minutos são os modelos Gigaset CL6015 e o Gigaset S6010, da Siemens. Ambos contam com identificador de chamadas.
Função extraA Intelbras também oferece aparelhos com identificador de chamadas e cronometragem de tempo das ligações. Alguns deles como, os modelos Tel Performa e o Tel ID, disponibilizam uma função extra. O usuário pode programar o tempo desejado e, esgotado esse tempo estabelecido, um bip é acionado.
Se o consumidor resolver continuar a chamada após o bip, a cada novo minuto de ligação o bip volta a tocar. Alguns dos lançamentos previstos para este ano oferecerão essa mesma facilidade, segundo a empresa.