UOL Notícias Tecnologia

13/04/2007 - 07h03

Linux tem programas para todas as funções do dia-a-dia

Fernanda Ângelo

Para o UOL Tecnologia
Apesar de ainda não possuir aplicativos para funções muito específicas —como edição profissional de áudio ou vídeo, por exemplo—, o Linux tem ótimas opções de programas para usar no dia-a-dia. Seja usando aplicativos que vêm com a distribuição que você escolheu, ou baixando softs gratuitos, há opções com recursos avançados para tarefas como edição de textos, cálculos em planilhas, apresentações gráficas, acesso à Internet, gravação de CDs e DVDs, bate-papo ou mesmo edição gráfica.

Um dos representantes mais famosos desse time é o OpenOffice.org. Compatível com o pacote de aplicativos de escritório Office, da Microsoft, ele pode ser baixado gratuitamente no site www.openoffice.org. A suíte de aplicativos compreende ferramentas como o Writer, para edição de texto —equivalente ao Word— e o Calc, que corresponde ao Excel.

Ambos têm os recursos semelhantes àqueles oferecidos pelos programas da Microsoft. Inclusive a interface desses aplicativos lembram bastante as ferramentas proprietárias da empresa de Bill Gates.

O Writer é simples de usar e permite a criação de memorandos, textos extensos, diagramas e índices. Exatamente como acontece no Word. O software também conta com um dicionário que corrige o texto à medida que o usuário o digita. Também da mesma forma como acontece no Word, você pode configurar o seu aplicativo de e-mail para utilizar o Writer como editor de texto.

Outro aplicativo do OpenOffice que vale a pena experimentar é o Calc, para quem costuma lidar com planilhas eletrônicas.

Ambos os aplicativos podem ser salvos em formatos nos quais os usuários dos programas da Microsoft poderão ler e editar. Entre os programas incluídos no OpenOffice.org estão editores de textos, planilhas, apresentações banco de dados, além de softwares para a criação de documentos HTML.

A suíte também traz facilidades como templates, bancos de imagens, recursos de colaboração e permite a criação de macros. Exatamente como o Office, da Microsoft.

Planilhas
Outra alternativa de aplicativos de produtividade é a suíte de ferramentas KOffice (www.koffice.org), que vem com a interface gráfica KDE do Linux.

O KSpread, software de planilhas eletrônicas, é capaz de importar arquivos não apenas no formato do Excel, da Microsoft, mas também do Calc, do OpenOffice.org, entre outros. A exemplo desses dois aplicativos, o KSpread também permite a criação de diversas planilhas em um mesmo arquivo, a inclusão de cabeçalho e rodapé e comentários. As células nas planilhas do KSpread também podem ser formatadas uma a uma, exatamente como no Excel.

Edição de imagem
Para quem usa o Linux e precisa —ou simplesmente curte— editar imagens e fotografias, o Gimp (www.gimp.org) é um ótimo aplicativo. O software tem recursos muito semelhantes aos disponíveis no Photoshop, como objetos em 3D, ferramentas de renderização, texturas, efeitos de luminosidade, entre tantos outros. Claro —para chegar à edição profissional, a comunidade do software livre ainda precisa investir mais tempo na criação de recursos e na usabilidade do programa.

Mesmo assim, o Gimp deixa para trás muito editor de imagem pago por aí. O software conta como uma galeria de imagens de clipart, à qual o usuário pode acrescentar os desenhos que criar, e permite a criação de arquivos em Flash (com a extensão .SWF).

Um único problema talvez esteja no fato de o programa ainda não possuir versão traduzida para o português.

Internet
O navegador Firefox (www.firefox.com.br), da Fundação Mozilla, é um dos softwares desenvolvidos para fazer frente às ferramentas proprietárias à venda atualmente. Gratuito, aos poucos vem tomando o espaço do Internet Explorer no próprio Windows.

Quando o assunto é Linux, então, o Firefox desponta como o browser mais popular. Disponível em português, o Firefox traz em sua barra de navegação um link rápido para as buscas no Google, além de já ter, por padrão, abas de navegação que levam a serviços como o Windows Media e Hotmail, ambos da Microsoft. Esses recursos, à propósito, foram incluídos na versão 7 do navegador da Micorsoft, lançado recentemente.

Som na caixa
Usar Linux não é um empecilho para quem costuma usar o computador para ouvir música e assistir a vídeos. O MPlayer (www.mplayerhq.hu), por exemplo, é um tocador multimídia com suporte a diversos formatos. Entre eles CD, DVD, DivX, MPEG-1, 2 e 4, Real Audio e Mov.

O MPlayer é simples de usar, já que tem as mesmas teclas de um rádio ou controle remoto de aparelho de DVD.

Gravação de CD e DVD
O usuário de Linux que precisa fazer backups constantes e gosta de gravar CDs de música ou DVDs pode fazê-lo tranqüilamente com o K3B (www.k3b.org). O programa de gravação e criação de CDs e DVDs é simples de usar.

Assim como acontece no Nero, por exemplo, o aplicativo oferece a opção de criar discos ou simplesmente copiar conteúdos entre CDs ou DVDs. Uma vez selecionado o ícone correspondente à tarefa desejada, o software abre uma janela de diálogo. No caso de criar um CD, ele apresenta os campos onde o conteúdo a ser gravado deve ser colocado —o K3B possui o recurso de arrastar e soltar, como em outros populares softwares do gênero.

Para CDs e DVDs que precisam ser ripados —ou compactados—, o K3B também se encarrega da tarefa.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host