UOL Notícias Tecnologia

13/04/2007 - 07h07

Conheça as principais "versões" de Linux para baixar e instalar

Fernanda Ângelo

Para o UOL Tecnologia
Confira a seguir os recursos das principais distribuições de Linux para baixar e instalar em seu computador.

Debian

Especialistas em Linux dizem que, embora os desenvolvedores do Debian não façam questão de deixar o software com a cara que gostariam, eles permitem que o usuário faça isso tranqüilamente. Programas para as atividades cotidianas podem ser baixados rapidamente pelo Debian Etch, a partir do repositório de aplicativos do desenvolvedor. O sistema tem uma interface simples e personalizável.

Aplicativos (equivalência)
OpenOffice.org Writer (Word), OpenOffice.org Cal (Excel), OpenOffice.org Impress (PowerPoint), Konqueror e Firefox (Internet Explorer), MPlayer (Windows Media Player), K3b (Nero)

Live: Não

Português: Sim

Onde baixar/comprar: www.debian.org/releases/stable/debian-installer/

Tamanho: de 20 MB até 3 DVDs

Quanto: Gratuito

Fedora Core 6

Mais conhecido como Zod, o sistema é fácil de ser instalado e conta com Desktop 3D. Netsa versão, o software traz gerenciadores de pacotes aperfeiçoados, aplicações desktop, avanços na segurança, facilidades de instalação do software e da gerência e ferramentas de localização.

Aplicativos (equivalência)
OpenOffice.org Writer (Word), OpenOffice.org Cal (Excel), OpenOffice.org Impress (PowerPoint), Gimp (Photoshop), K3b (NEro), Totem e Rythmbox (Windows Media Player), Firefox (Internet Explorer), Thunderbird (Outlook)

Live: Não

Português: Sim

Onde baixar/comprar: http://fedoraproject.org/wiki/

Tamanho: 6 CDs

Quanto: Gratuito

Kurumin 7

Desenvolvido por brasileiros, é tido como uma das distros mais adequadas para usuários iniciantes. Possui expressiva comunidade de usuários no país e boas páginas de suporte na Internet, além de fórum para troca de dúvidas e informações em português. Possui também uma versão Light, mais leve, que ocupa menos memória —ideal para PCs antigos

Aplicativos (equivalência)
KOffice Office Suite (pacote Office), Konqueror (Internet Explorer), Clica-Aki (Painel de Controle centralizado)

Live: Sim

Português: Sim

Onde baixar/comprar: www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

Tamanho: 603 MB

Quanto: Gratuito

Mandriva Discovery

De fácil instalação, o sistema permite dual boot e possui interface simples e amigável. Para os fãs de games, a versão inclui jogos e suporta os drivers do Windows. Traz softwares para uso diário, como mensagens instantâneas, navegador de Internet, e-mail e pacote de aplicativos, entre outros.

Aplicativos (equivalência)
OpenOffice.org Writer (Word), OpenOffice.org Cal (Excel), OpenOffice.org Impress (PowerPoint), Kontact, Evolution, Mozilla Thunderbird (Outlook), Mozilla Firefox, Konqueror (Internet Explorer), Kopete, Gaim (MSN Messenger), Kaffeine e Amarok (Windows Media Player), Gimp (Adobe Photoshop)

Live: Sim

Português: Sim

Onde baixar/comprar: http://www.mandriva.com/pt_br/download

Tamanho: de 1 CD a 4 CDs

Quanto: Gratuito

OpenSUSE 10.2

Esta distribuição é talvez uma das mais simples de usar. Após instalada, o usuário verá um desktop muito bem organizado —é possível organizar o Kickoff (equivalente ao Menu Iniciar, no Windows) da forma como melhor lhe convier. O Fedora Core traz um menu diferente, mas muito prático, que permite ao susuário fazer buscas por aplicativos em seu micro. O YaST (Yet another Setup Tool) também não pode passar em branco. O aplicativo reúne todas as tarefas de administração do sistema. O repositório de aplicativos do Fedora também traz soluções de sobra.

Aplicativos (equivalência)
O sistema operacional vem sem nenhum aplicativo extra. Mas todos eles podem ser baixados facilmente no repositório oficial do SUSE Linux.

Live: Não

Português: Sim

Onde baixar/comprar: www.opensuse.org

Tamanho: 3.8 GB

Quanto: Gratuito

Ubuntu 6.10

Interface muito parecida com a do Windows. Entre as distribuições, esta é, sem dúvidas, a de interface mais amigável e intuitiva. Traz sistema de ajuda, com dicas e um banco de dados com as dúvidas mais comuns —exatamente como acontece nas soluções da Microsoft. O sistema traz o pacote de aplicativos OpenOffice.

Aplicativos (equivalência)
Writer (Word), Calc (Excel), Gimp (Photoshop), Firefox (Internet Explorer), Rhythmbox Media Player (Nero), Totem (Windows Media Player)

Live: Sim

Português: Sim

Onde baixar/comprar: www.ubuntu.com

Tamanho: 698 MB

Quanto: Gratuito

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host