UOL Notícias Tecnologia

15/05/2007 - 08h00

Aprenda a levar seus MP3 do PC para o som do carro

MARCELO AYRES

Para o UOL Tecnologia
Foi-se o tempo em que o rádio automotivo dos sonhos era um toca-fitas Roadstar, daqueles que muita gente exibia por aí em vistosas gavetas. Desde então, os modelos passaram por diversas transformações —a mais recente delas provocada pelo MP3, que revolucionou a Internet e acabou mudando a maneira de escutar música no carro.


Por isso o UOL Tecnologia preparou um guia com tudo sobre as últimas inovações tecnológicas para som automotivo. Ele traz modelos que já oferecem algum tipo de conexão com MP3, ensina a gravar CDs com com arquivos no formato MP3 e até organizar sua coleção de música digital, além de apresentar o DVD Áudio, um padrão de alta qualidade para som digital que ainda não é muito conhecido no Brasil.

Aproveitando o MP3
A porta de entrada para o mundo do MP3 no carro são os aparelhos que reproduzem CDs com arquivos gravados neste formato. Isso significa economia no seu case para guardar os discos —um CD com músicas em formato MP3 pode carregar muito mais músicas que um CD de áudio, pois os arquivos de MP3 são mais compactos que os de áudio comum.

Além disso, há aparelhos que facilitam a tarefa de levar suas músicas preferidas também ao rádio do carro, já que também podem receber a conexão de players digitais como o iPod ou outros.

Essa é uma tendência que pode ser observadas em modelos mais novos —os rádios mais novos já vêm com saída auxiliar para a conexão dos tocadores de MP3.

Nestes casos você controla a trilha sonora da viagem diretamente em seu MP3 player, e não pelo rádio. Mesmo sendo um pouco mais trabalhoso ficar olhando o MP3 player para a escolher as faixas, você tem a compensação de carregar as músicas de muitos CDs sem precisar tirar seus discos de casa. Além disso, pode preparar listas de reprodução variadas para momentos diferentes.

Plugue o toca-MP3 ou pendrive
Outros modelos de CD player para carro têm adaptadores com entradas desenvolvidas especialmente para conectar o iPod, que permitem controlar a reprodução das músicas, avançar, voltar, escolher a lista de reprodução por meio do painel do cd player sem precisar navegar pelo aparelho.

Além disso, já estão disponíveis no mercado aparelhos com entrada USB no painel frontal. Com eles, você pode conectar pen drives e outros dispositivos de armazenamento, além dos aparelhos de MP3, para reproduzir suas músicas.

Caso você tenha o antigo toca-fitas, é possível comprar pela Internet adaptadores no formato de uma fita cassete —eles têm um fio que pode ser ligado à saída de fone de ouvidos de seu toca-MP3. Aí basta inserir a fita e ouvir seus MP3 prediletos. Em sites de comércio eletrônico dá para achar até fitas especiais para iPod.

Para os CD players comuns, a alternativa é aproveitar a entrada auxiliar, que pode ser no painel frontal do rádio. Ela funciona como uma entrada de microfone do aparelho de som de casa —para usar seu toca-MP3 neste caso, você precisará de um cabo com duas pontas P2 estéreo (iguaizinhas às do fone de ouvido pequeno). É possível encontrá-lo em casas especializadas em áudio.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host