UOL Notícias Tecnologia

15/05/2007 - 08h02

Organize suas músicas em MP3 para não se perder na hora da tocá-las

MARCELO AYRES

Para o UOL Tecnologia
Você baixou muitas músicas pela Web e extraiu vários CDs só para colocar no seu MP3 novinho, que está cheio de espaço na memória. Só que cada vez que você quer escolher uma música para ouvir perde um tempão, pois não consegue achar aquela que queria, pois estão todas jogadas aleatoriamente dentro do aparelho.


Como todo o sistema de arquivos, as músicas de MP3 precisam ser organizadas em pastas para que você possa escolher mais facilmente. Aqui a velha dica de imaginar um grande fichário onde cada gaveta tem várias pastas ainda funciona. Além disso, valem mais algumas dicas:

— Grave sempre as músicas em uma pasta separada para cada conjunto de arquivos que você baixar ou ripar, por exemplo, por banda, cantor ou gênero musical.

— Se estiver gravando um CD inteiro, nomeie a pasta com o nome do artista e do álbum.

— Prepare listas de reprodução para ajudar o MP3 a fazer a sua busca. Lembre-se que estes aparelhos podem organizar os arquivos por gênero, artista, álbum, desde que tenham as informações para isso. Assim, utilize o sistema de banco de dados do programa que está extraindo os arquivos, como os do Windows Media Player ou iTunes.

— Se baixar músicas da Internet complete os dados do ID3 Tag para poder organizar as músicas no MP3 player

E por fim duas dicas de downloads que podem ajudar você a organizar sua coleção sem ter tanto trabalho:

iTunes

A grande vantagem do iTunes não tem nada a ver com o iPod ou com a loja de músicas do Steve Jobs. Este programa "arruma" toda sua coleção de MP3 em pastas e já renomeia os arquivos, tudo bonitinho, de primeira. Só tome cuidado com coletâneas, como CDs de trilha sonora ou com vários artistas —ele costuma colocar cada artista numa pasta, e aí você "perde" sua organização inicial.

Faça o download (36,11 MB)

ID3 Tagit

Se você prefere organizar pessoalmente sua coleção de MP3, uma ferramenta boa e gratuita é o IDG Tagit. Ele permite que você renomeie arquivos e abasteça as informações ID3 de uma ou várias músicas ao mesmo tempo —esses dados são usados pelos aparelhos de som com MP3 para mostrar o nome da canção, álbum, artista etc—, além de completá-las sozinho caso encontre o álbum em uma base de dados na Internet.

Faça o download (1,26 MB)

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host