UOL Notícias Tecnologia

15/05/2007 - 08h03

Saiba como transformar seus CDs de arquivos MP3

MARCELO AYRES

Para o UOL Tecnologia
Você pode conseguir transformar suas músicas em arquivos MP3 de duas maneiras: baixando da Internet músicas que já foram gravadas no formato ou convertendo as músicas de seus CDs.

Para baixar música pela Internet, basta você escolher um dos muitos programas P2P existentes e começar os downloads.

Para "ripar", ou seja, extrair as faixas de áudio do CD e transformá-las em MP3, você precisa de um programa. Há alguns anos, seria necessário um programa específico como o EAC (Exact Áudio Copy), que além de extrair as faixas ainda fazia a equalização dos arquivos.

Hoje, o próprio Windows Media Player faz este serviço. Basta colocar o CD de áudio no leitor, que o Windows XP abre o quadro perguntando que ação você deseja tomar.

Escolha "Copiar música de CD usando o Windows Media Player" e clique em OK. Pronto. O programa começa a copiar as faixas e vai salvando-as na sua pasta Minhas Músicas dentro de Meus Documentos.

Caso você esteja conectado à Internet durante o processo, o programa consulta fontes na Web para conseguir informações como nome da música e intérprete, para que seus arquivos fiquem mais organizados.

Mas cuidado —pode ser que seu Windows Media Player esteja configurado para converter os CDs em formato WMA, menos popular na Web. Para configurá-lo, basta acessar o menu Ferramentas (caso não o veja, aperte uma vez a tecla Alt no teclado) e, então, Opções. Na aba Copiar música do CD é possível escolher o formato MP3 e também a qualidade de gravação —128 kbps é o padrão da Internet e o melhor custo/benefício entre qualidade de som e tamanho do arquivo. Nesta aba também dá para personalizar a pasta na qual o Windows Media Player vai gravar seus arquivos MP3.

Feito isso, você já pode alimentar seu toca-MP3 ou então gravar um CD de dados (vale atentar para isso em seu programa de gravação de CDs: os CDs com MP3 não são CDs de áudio comuns!) com músicas no formato MP3.

Quem possui um iPod pode fazer o mesmo utilizando o iTunes. Se o programa estiver configurado para ser o padrão para reprodução de CDs de áudio, assim que você colocar o CD no leitor ele vai abrir e começar a reproduzi-lo.

Enquanto isso, você pode clicar no ícone do CD selecionar todas as músicas e arrastar para o ícone da Library (Biblioteca) para iniciar a cópia. Se você estiver conectado à Internet, o programa fará exatamente como o Media Player —ele buscará as informações do nome da música e dos interpretes.

Terminada a cópia você pode, se quiser, criar uma lista de reprodução e simplesmente arrastar para o ícone do seu iPod ou pedir para gravar um CD.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host