UOL Notícias Tecnologia

15/05/2007 - 08h04

DVD de música quer substituir CD, mas formato é pouco conhecido

MARCELO AYRES

Para o UOL Tecnologia
O DVD Áudio é um formato digital que oferece som de alta fidelidade em mídias de DVD. Os primeiros discos comerciais começaram a surgir no mercado internacional no ano de 2000.

Aqui no Brasil, além do desconhecimento do consumidor comum, os discos nesse formato têm preços muito superiores aos CD de áudio.

A qualidade superior do DVD Áudio está na sua taxa de amostragem, que chega a 192 kHz com 24 bits por amostra e até 6 canais —o CD de áudio trabalha com taxas de 44,1 kHz e 16 bits por amostra, com 2 canais.

Em uma linguagem mais simples, isto significa que o DVD Áudio consegue colocar muito mais dados em cada amostra, o que permite a percepção de mais nuances, sons mais definidos e detalhes que não se ouve nos CDs comuns.

Som automotivo
A entrada do formato para o mercado de som automotivo no Brasil é vista como promissora, porém restrita pelos fabricantes de aparelhos de áudio.

Sérgio Bunch Junior, gerente de marketing da JVC, acredita que exista espaço para equipamentos deste tipo no país. "Existe mercado, porém restrito. O formato tem preço superior a um CD comum e para usufruir os benefícios do DVD Áudio o consumidor precisará de novos equipamentos", diz.

Para ele, o DVD Áudio continuará popular apenas entre os audiófilos. A JVC terá na sua linha 2007/2008 dois modelos compatíveis com o DVD Áudio.

Já Edgar Kato, gerente da linha de som automotivo da Sony, tem uma visão mais confiante do mercado brasileiro: "Existe um amplo mercado para essas novas tecnologias e que está em constante expansão".

Mas o entusiasmo do executivo da Sony não encontra respaldo na prática. Mesmo tendo produtos que reproduzem o DVD Áudio no exterior, a empresa japonesa ainda não tem previsão para chegada ao Brasil. "A Sony busca sempre trazer inovações para o país, mas para esta tecnologia ainda não temos uma data certa", justifica Kato

Substituto do CD
A intenção da industria fonográfica é que DVD Áudio seja o substituto do CD. No atual cenário, o formato enfrenta forte concorrência do MP3, com sua grande facilidade de acesso e disseminação.

O gerente de marketing da JVC afirma que, mesmo com sete anos de existência, o DVD Audio não teve o mesmo impacto que a tecnologia dos CDs e dos DVDs para filmes.

Bunch explica que "a qualidade superior do DVD Áudio é mais facilmente percebida por audiófilos do que por consumidores comuns", o que pode causar resistência na adoção em massa do padrão.

Além disso, como toda nova tecnologia, para que o DVD Áudio seja utilizado são necessários reprodutores compatíveis com o formato, que exige sistema de som 5.1, como o adotado em Home Theaters.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host